Dica de DVD para o final de semana por Suyene Correia

Gênero: Drama
Direção: Yasujiro Ozu
Com: Hohi Aoki, Setsuko Hara, Masao Mishima
Idioma: Japonês
Legendas: Português e
Áudio: Japonês (Dolby 2.0)
Tela: Fullscreen
Distribuidora: Cinemax

Yasujiro Ozu é um dos mais cultuados diretores japoneses (ao lado de Akira Kurosawa e Kenji Mizoguchi). Na sua filmografia, destacam-se produções como “Era uma Vez em Tóquio”, “Ervas Flutuantes” e, este, “Pai e Filha”. Nessa última, a trama gira em torno de uma jovem quase balzaquiana, Noriko, que mora com o pai viúvo, Shukichi.
A convivência entre ambos é harmoniosa e tranquila, mas a tia de Noriko começa a não ver com bons olhos, o desinteresse da sobrinha em se casar. Paulatinamente, vai convencendo Shukichi, de que já está na hora da filha conseguir um pretendente, porém, a personagem que deveria estar mais interessada em noivar, reluta até onde pode. A alegria estampada no rosto de Noriko vai desaparecendo, não só pela possibilidade do afastamento do pai, como também de que ele volte a se casar.

Após as sequências iniciais, de pura contemplação da natureza e com seu estilo inigualável de posicionar a câmera (muitas vezes, na altura da panturrilha), Ozu nos convida a conhecer a nova realidade japonesa do pós-guerra, com uma consequente ocidentalização e a desagregação de valores familiares.

“Pai e Filha” é um bom começo para os que desconhecem sua filmografia e o próprio Yasujiro Ozu tinha esse filme como um dos seus preferidos.  Obrigatório para qualquer cinéfilo.

Por Suyene Correia

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais