Dica de DVD para o final de semana por Suyene Correia

Gênero: Drama
Direção: Yasujiro Ozu
Com: Hohi Aoki, Setsuko Hara, Masao Mishima
Idioma: Japonês
Legendas: Português e
Áudio: Japonês (Dolby 2.0)
Tela: Fullscreen
Distribuidora: Cinemax

Yasujiro Ozu é um dos mais cultuados diretores japoneses (ao lado de Akira Kurosawa e Kenji Mizoguchi). Na sua filmografia, destacam-se produções como “Era uma Vez em Tóquio”, “Ervas Flutuantes” e, este, “Pai e Filha”. Nessa última, a trama gira em torno de uma jovem quase balzaquiana, Noriko, que mora com o pai viúvo, Shukichi.
A convivência entre ambos é harmoniosa e tranquila, mas a tia de Noriko começa a não ver com bons olhos, o desinteresse da sobrinha em se casar. Paulatinamente, vai convencendo Shukichi, de que já está na hora da filha conseguir um pretendente, porém, a personagem que deveria estar mais interessada em noivar, reluta até onde pode. A alegria estampada no rosto de Noriko vai desaparecendo, não só pela possibilidade do afastamento do pai, como também de que ele volte a se casar.

Após as sequências iniciais, de pura contemplação da natureza e com seu estilo inigualável de posicionar a câmera (muitas vezes, na altura da panturrilha), Ozu nos convida a conhecer a nova realidade japonesa do pós-guerra, com uma consequente ocidentalização e a desagregação de valores familiares.

“Pai e Filha” é um bom começo para os que desconhecem sua filmografia e o próprio Yasujiro Ozu tinha esse filme como um dos seus preferidos.  Obrigatório para qualquer cinéfilo.

Por Suyene Correia

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais