Pode parecer inusitado para a maioria das pessoas, mas a utilização de jogos de tabuleiros nos cuidados com a saúde mental se apresenta como uma abordagem moderna e convidativa. Com o objetivo de disseminar a cultura de jogos de tabuleiro como um auxílio terapêutico, entretenimento para divertimento, conhecimento e aproximação social que surgiu o projeto Care on Board, que inicia sua segunda edição agora em setembro.
Ao longo do Setembro Amarelo, mês em que são realizadas ações de combate e prevenção ao suicídio, além de acolhimento psicológico, o Care on Board, por meio de lives interativas, levará ao público dinâmicas divertidas, interessantes e diferentes das convencionais.
“É comprovado que os jogos de tabuleiro podem auxiliar em diversas áreas como aprendizado, raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe, gerenciamento etc. Assim, nos mais de 240 eventos que vinham acontecendo, presencialmente, desde 2015, através da Game on Board, abrimos espaço para que se faça uma ligação entre os temas sugeridos e jogos que podem ter conexão, seja pela temática, história, mecânica ou interação.”, explica Emmanuel Rezende, proprietário da Game on Board que estendeu o conceito para o Care on Board, voltado para outra temática: a saúde mental. Na condução do evento, Rezende conta com Cláudia de Paula, psicóloga, especialista em saúde coletiva com experiência clínica em saúde pública, saúde mental, atendimento infantil e adulto e conhecedora de jogos de tabuleiro.
Com a realização de três lives semanais transmitidas através da plataforma Twitch, Rezende e Claudia receberão convidados de áreas diversas como chefs de cozinha, escritores e desenhistas. Uma das estratégias, ao se levantar outras especialidades, é tirar o participante da rotina estressante, de sentimentos que, muitas vezes, podem levar à depressão.
A programação também oferecerá palestras e exibição de filmes temáticos via Teleparty (extensão do Google Chrome para acesso em grupo da Netflix). O evento também contará com um time de cerca de 40 psicólogos e outros terapeutas que prestarão atendimento voluntário às pessoas que buscarem esse tipo de acolhimento. Após o preenchimento de um formulário, o participante, que deverá ter pelo menos 14 anos, será atendido por ligação ou vídeo- chamada. Após o atendimento, a pessoa ainda receberá encaminhamento para um acompanhamento, caso necessário.
“A ideia é trazer alento às pessoas que estão enfrentando problemas de variadas intensidades gerados pelo isolamento social e o “novo normal”, onde colocamos lado a lado a necessidade de interação e o medo do contágio da covid-19, além das problemáticas associadas ao assunto da pandemia”, afirma Claudia de Paula.
Sobre o Game on Board
Empresa brasiliense com encontro semanal em Águas Claras, a Game on Board realiza eventos voltados para o entretenimento, através de jogos de tabuleiros modernos. Fundada em 2015, realizou mais de 240 edições no formato presencial e encontra-se, momentaneamente, interrompida por causa das medidas de isolamento social. Já o Care on Board, realizado na versão digital, é um incentivo à interação social como um elemento intrinsicamente relacionado ao bem-estar e manejo do estresse diante da pandemia.
Fonte: Ascom/Care on Board
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B