(Gravity). EUA/Inglaterra, 2013. Direção de Alfonso Cuaron. Roteiro de Alfonso e Cuaron Jonas Cuaron. Produção de Alfonso Cuaron, David Heyman. Direção de Fotografia: Emmanuel Lubezki. Edição de Alfonso Cuaron, Mark Sanger. Música de Steve Price. Desenho de Produção: Andy Nicholson. 91m., 12 anos. Cia. Produtora: Esperanto Films para a Warner Bros. Distr. no Brasil: Warner Bros. Com George Clooney, Sandra Bullock, Ed Harris, Orto Ignatiussen, Phaldut Sharma, Amy Warren, Basher Savage.
Gênero – Ficção científica
Sinopse – Matt Kowalski é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble, juntamente com a doutora Ryan Stone. Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.
Apreciação – O filme que abriu o Festival de Veneza, em agosto último, causando uma enorme sensação. A critica rotulou-o logo como um das melhores ficções cientifica de todos os tempos, só igualável a “2001 Uma Odisséia no Espaço”, que Stanley Kubrick fez em 1963. A revista Veja desta semana dedica-lhe um comentário extremamente simpático. O New York Times, há poucos dias, publicou uma resenha onde diz, entre outras coisas, que o cinema americano está bem vivo e produzindo obras-primas. Embora com a economia de personagens em cena – são dois atores, George Clooney e Sandra Bullock – o filme é um show na área de efeitos especiais. O diretor Cuaron levou sete anos nos preparativos para este filme.
Fique de Olho – Nos efeitos especiais, um dos mais criativos dos últimos tempos do cinema americano.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B