(Des Hommes et des Dieux). França, 2010. Direção de Xavier Beauvois. Roteiro de Beauvois e Etienne Comar. Produção de Pascal Caucheteux, Etienne Comar.Direção de Fotografia: Caroline Champetier. Desenho de Produção: Michel Berthelemy. 12 anos, 122m. Cia. Produtora: Why Not Productions, Armada Films, Cinemage 4, Cofinova 6, Soficinema 6. Distr. no Brasil: Imovision. Com Lambert Wilson, Michel Lonsdale, Olivier Rabourdin, Philippe Laudebach, Jacques Herlin, Loic Pichon, Xavier Maly, Jean Marie Frin, Sabrina Quazani, Olivier Perrier.
Gênero – Drama
Sinopse – Na década de 1990, em um mosteiro no alto de uma montanha na Argélia, um grupo de oito monges franceses vive em perfeita harmonia com a comunidade muçulmana. Contudo, quando um grupo de fundamentalistas islâmicos massacra uma equipe de trabalhadores estrangeiros, o medo se espalha pela região. O exército oferece proteção aos monges, mas eles recusam. Apesar das ameaças crescentes, se convencem de que o mais correto é permanecer no local e dar continuidade a sua missão, aconteça o que acontecer.
Apreciação – Vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes, este novo filme de Xavier Beauvois fez um enorme sucesso na França, colecionando críticas elogiosas em jornais e revistas especializadas. Além do tema originário, o filme explora o relacionamento entre seres humanos isolados numa região montanhosa. Apesar da neve ao redor, é um filme seco e duro nas suas denuncias.
Fique de Olho – Em Michel Lonsdale que já foi até vilão num dos filmes da série de James Bond. Ele é um dos melhores atores da França.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B