Gênero: Drama
Direção: Olivier Assayas
Com: Juliette Binoche, Charles Berling, Jérémie Rénier, Edith Scob
Idioma: Francês
Legendas: Português e Inglês
Áudio: Francês (Dolby Digital 2.0)
Tela: Letterbox
Lançado pela nova Coleção Cultura Mostra (uma iniciativa da Livraria Cultura juntamente com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo), “Horas de Verão” é um dos principais títulos da filmografia de Olivier Assayas. Nele, o diretor francês debruça-se sobre a importância da arte na vida do ser humano, sob aspectos bastante distintos.
Três irmãos- a designer Adrienne (Binoche), o economista Frédéric (Berling) e o empresário Jérémie (Rénier)- têm que decidir qual o destino do rico acervo artístico de Paul Berthier, tio-avô de sua mãe, após a morte desta.
A matriarca, antes de morrer, pediu a Frédéric que cuidasse da casa de campo onde morava e das obras de arte de sua coleção. Mas, os dois irmãos mais jovens, cada um com trajetórias profissionais bastante promissoras no estrangeiro, decidem repartir a herança e seguir seus caminhos.
A sagacidade de Assayas está em transformar a casa e os objetos num quarto ‘personagem’ que materializa o laço entre os irmãos. A partir do momento que esses bens vão sendo comercializados, o laço se desfaz, desaparece, sendo a morada de campo, o coração do filme, tanto de modo material quanto pela força de sua identidade.
Com uma fotografia magnífica assinada por Eric Gautier, essa obra singela merece ser conhecida!
Por Suyene Correia