Ópera de Gianni Puccini, como encenada pela The Royal Opera House, de Londres. Esta é a primeira apresentação completa pela Royal Opera House, desde 1965. A obra estreou no Metropolitana Opera House, de New York, em 1918 e representa uma digressão operística. Em vez uma narração única apresentada num programa vespertino inteiro, Puccini apresentou três obras contrastantes de um único ato. “Il Trittico” chegou ao Convent Garden londrino em 1920, mas raramente foi apresentado num programa completo.
O primeiro painel, “O Manto” nos leva a uma barca navegando pelo rio Sena, em Paris, no qual se desenrola o eterno triangulo operístico que culmina num final terrível e violento. A famosa soprano Eva Maria Estbroek faz o papel de Giorgetta, que trai seu lúgubre marido com o bonitão estivador Luigi. Em “Irmã Angélica” temos a história de uma jovem mulher obrigada a tornar-se freira depois de ter um filho ilegítimo. Sete anos mais tarde, uma tia traz noticias devastadoras. Irmã Angélica é interpretada pela soprano albanesa Ermonela Jaho. O terceiro segmento é “Gianni Sticchi”.
Deparamo-nos então com os parentes do finado Buoso Donati dispostos a alterar seu testamento com ajuda de um vilão recém-chegado à cidade de origem. O barítono Lucio Gallo interpreta a personagem que dá título à obra.
O diretor da obra é Richard Jones. O coro e a orquestra são da The Royal Opera House, sob a regência de Antonio Pappano.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B