(Nahid). Irã, 2015. Direção de Ida Panahandeh. Roteiro de Panahandeh e Arsalan Amin. Direção de Fotografia: Morteza Gheldi. Montagem de Arsalam Amiri. Música de Majid Pousti. Cia. Produtora: Filmarti, Memento Films Prodction, StraDa Films. Distr. no Brasil: Fenix Films. Com Milad Hosseini Pourt, Nasrin Babaei, Navid Mohammadzadeh, Pejman Bazethi, Pouria Rahimi, Sareh Bayat.
Gênero – Drama
Sinopse – Nahid é uma jovem divorciada que mora com o filho de dez anos em uma pequena cida de à beira do Mar Cáspio. Mas, de acordo com a lei iraniana, a guarda do filho é concedida ao pai. No entanto, ele aceitou que o menino ficasse com a ex-esposa na condição dela não se casar novamente. Porém, Nahid acaba encontrando uma nova paixão e sua vida vai mudar completamente como mãe e mulher.
Apreciação – Oportunidade de ouro para se conhecer o cinema do Irã. Já vimos anteriormente o excelente “A Separação”, de Ashgar Farhadi. Esse de agora é dirigido por uma mulher, o que não é muito comum por lá. “Em seu projeto sensível, Ida Panahandeh consegue transformar uma história baseada em situações cotidianas num eficiente suspense dramático”, diz o crítico Rodrigo Zavalo. O filme ganhou o Prêmio Avenir da Mostra Um Certain Regard, no Festival de Cannes do ano passado.
Fique de Olho – Em Sareh Bayat, que faz o papel principal, Nahid.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B