(Dayereh). Irã, 2000. Direção de Jafar Panahi. Roteiro de Kambuzia Partovi. Produção de Jafar Panahi Film Productions, Lumiere & Company, Mikado. Distr. no Brasil: Mais Filmes. 90m, livre. Elenco: Maryiam Palvin Almani, Nargess Mamizadeh, Fereshteh Sadr Orfani, Monir Arab, Elham Saboktakin, Fatemeh Naghavi, Mogjan Faramarzi. Gênero: Drama
Sinopse – É a história de três mulheres que acabam de receber indultos temporários para deixar a prisão. Suas perspectivas, porém, não são nada boas. Condenadas, elas são mulheres e vivem em uma sociedade islâmica, em que elas estão sempre em segundo plano. Mesmo em liberdade elas se sentem em uma grande prisão, com os direitos reduzidos e cerceados pelos homens.
Apreciação – Vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza de 2000, o diretor Panahi avança numa história ousada para o cinema iraniano – e por isso o filme teve problema em suas próprias fronteiras: o de observar, com olhar crítico, a posição da mulher no país. Autor de “O Balão Branco”, Panahi deixa a ingenuidade de lado e faz um filme adulto. É preciso vê-lo, sem dúvida.
Fique de Olho – No trabalho das três atrizes principais. É um trabalho em conjunto dos mais expressivos dos últimos tempos.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B