(The Master). EUA, 2012. Direção e roteiro de Paul Thomas Anderson. Produção de Anderson, Megan Ellison, Daniel Lupi e JoAnne Sellar. Direção de Fotografia: Mihai Malaimare Jr. Música de Johnny Greenwood. Montagem de Leslie Jones e Peter McNutty. Música de Jonny Greenwood. Desenho de Produção: Jack Fisk, David Crank. 136m, 14 anos. Cia. Produtora: Weinstein Co., Ghoulardi Film Company, Annapurna Pictures. Distr. No Brasil: Paris Filmes. Com Phillip Seymout Hoffman, Joaquin Phoenix, Amy Adams, Laura Dern, Ambyr Childers, Rami Malek, Jesse Piemons, Kevin J. O´Connor, Christopher Evan Welch, Madisen Beaty.
Gênero – Drama
Sinopse – A Causa é uma organização religiosa criada por Lancaster Dodd nos anos 50, depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Freddie Sutton é um ex-alcoólatra, veterano da Marinha, que volta da guerra e regressa ao lar, aflito e inquieto quanto ao seu futuro. Ele se torna aprendiz de Lancaster Dodd, mas começa a questioná-lo quando o culto ganha proporções de fervor cego.
Apreciação – O filme parece uma biografia da criação da Cientologia, a igreja fundada por L. Ron Hubbard, nos anos 50 e que seduz alguns nomes do cinema, como Tom Cruise e John Travolta. Ainda hoje é uma entidade religiosa bastante polêmica, coisa que o filme não nega. Como a cientologia é praticamente inexistente no Brasil, o filme deveria interessar pouco, ou quase nada aos nossos espectadores. Ocorreu que o diretor Paul Thomas Anderson dá um tratamento especial ao roteiro e extrai belas interpretações, principalmente do ator Joaquin Phoenix, que foi candidato ao Oscar de melhor ator. Ainda bem que a versão que nos chega é aquela com legendas em português.
Fique de Olho – Em Joaquin Phoenix. Afastado há alguns anos do cinema ele volta num papel maiusculo e dá uma retomada extraordinária ao seu currículo.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B