(Le Havre). França/Alemanha/Finlândia, 2011. Direção, Produçoão e Roteiro de Aki Kaurismaki. Direção de Fotografia: Tino Salminen. Montagem de Timo Linnasalo. Desenho de Produção: Wouter Zoon.102m, 16 anos. Cia. Produtora: Pandora Film Produktion, Pyramide Productions, Sputnik e Yleisradio. Distr. no Brasil: Imovision. Com André Wilms, Kati Outinen, Jean Pierre Darroussin, Blondin Miguel, Elina Salo, Evelyne Didi, François Monnié, Roberto Piazza, Pierre Etaix, Jean Pierre Leaud e Quoc Dung Nguyen.
Gênero – Drama
Sinopse – Marcel Marx é um homem que vive como engraxate nas proximidades do porto e com o pouco dinheiro que ganha tenta sustentar sua casa. Vivendo com dificuldades, ele vê sua rotina mudar quando sua esposa subitamente adoece e um garoto africano chega ao país dentro de um cargueiro. Com o auxilio de alguns vizinhos, resolve esconder o menino e encontrar sua família, enquanto tenta despistar o detetive encarregado de localizar o imigrante ilegal.
Apreciação – Elogiadissima co-produção franco-alemã-finlandesa, assinada por Aki Kaurismaki, o mais famoso realizador da Finlândia. Ele é irmão de Mika Kaurismaki, que já morou no Brasil e até fez filmes por aqui. O filme venceu o prêmio da Federação Internacional dos Criticos, no Festival de Cannes o ano passado e concorreu à Palma de Ouro, vencida por “O Artista”. O nome do personagem principal, Marx, tanto é uma homenagem ao pai do comunismo, Karl Marx como aos irmãos Marx do cinema americano.
Fique de Olho – Em dois nomes carismáticos do cinema francesa dos anos 60, Pierre Etaix e Jean Pierre Leaud. O primeiro faz o dr. Becker e o segundo é um ladrão.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B