Fotografia de Andrew Lesnie. Música de Howard Shore. Produção da New Line Cinema, The Saul Zaentz Company, Wingnut Films, para distribuição da Warner Bros. 211m, 12 anos. Elenco: Elijah Wood, Ian McKellen, Viggo Mortensen, Sean Astin, Liv Tyler, Billy Boyd, Dominic Monagham, Orlando Blooom, John Rhys Davies, Ian Holm, Cate Blanchett, Bernard Hill e Hugo Weaving
Sinopse – O terrível poder de Sauaron ameaça a todos os habitantes da Terra Média. Penosamente, Frodo e seu fiel companheiro Sam continuam seu périplo com destino à Montanha do Destino. Mas o poder maléfico do anel ronda a vontade deles. Frodo não é mais o mesmo e se aproxima de Gollum, a vil criatura que os escolta na sua tarefa. Por outro lado, as forças de Gondor preparam-se para a última batalha. Na cidade de Minas Tirith, com a ajuda de Pippin e Merry, Gandalf e Aragorn organizam a resistência. O objetivo: que os Homens entendam, por fim, que eles devem se unir e pôr o próprio destino às mãos.
Apreciação – Etapa final da trilogia que o neo-zelandês Peter Jackson filmou de uma vez só, durante quinze meses em terras inóspitas e virgens da Nova Zelândia. Esta é, sem dúvida, a mais completa aventura já feita pelo cinema. Custou 300 milhões de dólares – mais 200 milhões de marketing – pagos com a exibição dos dois primeiros episódios que já arrecadaram até agora 1 bilhão e 800 milhões de dólares. Desde já apontado como candidato ao Oscar, o terceiro capítulo já recebeu da Associação dos Críticos de Cinema de Nova York a taxação de melhor filme do ano. A crítica destaca as cenas espetaculares de batalhas além dos efeitos visuais simplesmente fantásticos, embora condene o fato de o filme ter “vários” finais. Mas, são mais de 200 minutos de ação intensa e de imagens das mais belas que o cinema já deu aos espectadores.
Fique de Olho – Embora com um elenco enorme, só há duas mulheres no filme. Elas são Liv Tyler e Cate Blanchett, que, além de bonitas, são ótimas atrizes. É uma pena que elas apareçam pouco.