Brasil, 2013. Direção de Geraldo Mota. Co-direção de Gisella de Mello. Roteiro de Mota e Luciana Hidalgo. Direção de Fotografia: Katia Coelho. Montagem de Karen Akerman. Direção de Arte: Sérgio Silveira. Música de Egberto Gismonti. Produção de Monica Faria. Luiz Otero e Elisa Tolomelli. 80m, 14 anos. Com Flavioi Bauaraqui, Irandhir Santos, Maria Flor, Odilon Esteves, Eriberto Leão, Luiz Carlos Reis, Rodrigo Riszla, Edlo Mendes, José Carlos Ngão, Andrea Vilela e Diane Veloso.
Gênero – Drama
Sinopse – Diagnosticado como esquizofrenico-paranóico, Artur Bispo do Rosário é internado na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Em meio à clausura e a violência desta instituição psiquiátrica, ele produz, ao longo de 50 anos, assombrado por misticismos e alucinações, um acervo de bordados, estandartes e assemblages com inusitos traços de arte pop contemporânea.
Apreciação – Um filme que interessa ao espectador sergipano, por ter como principal personagem o artista Artur Bispo do Rosário, que era natural de Japaratuba, no Estado de Sergipe. Baseado em livro escrito por Luciana Hidalgo, o filme passou na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, depois de ganhar o prêmio de melhor filme na escolha do júri popular do Festival do Rio.
Fique de Olho – No ator Flávio Bauraqui que faz o papel de Bispo do Rosário.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B