Brasil, 2009. Direção, Produção e Roteiro de Henrique Dantas. Direção de Fotografia: Hans Herold. Música de Roberto Barreto e Novos Baianos. Montagem de Dantas e Bau Carvalho. Livre, 75m. Cia. Produtora: Hamaca Filmes. Com Tom Zé, Rogpério Duarte, Solano Ribeiro, Joildo Goes, Nonato Freire, Armandinho, Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Dadi, Didi Gomes, Joroginho Gomnes, Bola Moraes e Charles Negrita.
Gênero – Documentário
Sinopse – Um panorama da música popular brasileira dos anos 60 e 70, através do grupo musical Novos Baianos. Particularmente trata da influência de João Gilberto sobre os rumos musicais do grupo.
Apreciação – O filme faz uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado durante algum tempo e a influência sobre os resultados no trabalho. Temas como contra-cultura, carnaval do Brasil, cinema, tropicalismo, ditadura militar, circulam em torno das vivências do grupo, trazendo necessárias e importantes reflexões para a compreensão da cultura contemporânea no Brasil. O filme traz também raros e inéditos materiais de arquivo. O documentário, porém, frustra com o fato de que alguns personagens daquela época não cederem entrevista. O caso mais emblemático é o de Baby Consuelo, hoje Baby do Brasil.
Fique de Olho – Em todos estes nomes que fizeram sucesso com Os Novos Baianos. Atenção especial para Tom Zé.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B