(Idem). Itália, 1984. Direção de Abel Ferrara. Com Willem Dafoe, Maria de Medeiros, Ricardo Scamarcio, Ninetto Davoli, Francesco Siciliano, Giada Colagrande, Adriana Asti. Valerio Nastramdea e Damiano Tamilia.
Gênero – Drama biográfico.
Sinopse – Novembro de 1975. O cineasta e escritor Pier Paolo Pasolini voltou a Roma e se prepara para receber um jornalista para uma grande entrevista. Numa Itália abalada por ondas de hom,ofbia e fascismo, o diretor caminha para uma morte violenta.
Apreciação – Pasolini foi, inicialmente, roteirista, depois diretor de filmes polêmicos, como “Teorema” e “Salo, os últimos dia de Sodoma”. A presença luminosa do cineasta, poeta, roteirista e escritor italiano é evocada com bem mais sutileza e contenção do que se poderia esperar pelo diretor norte-americano Abel Ferrara. O lançamento de “Pasolini” coincidiu, no Brasil, com 40º aniversário de sua morte, ocorrida em 2 de novembro de 1975. Homossexual assumido, ele foi assassinado por um garoto de programa, num ato que chegou a Itália, n época. A atriz Giada Colagrande é, na vida real, a mulher do ator principal do filme, Willem Dafoe, que faz o papel do cineasta italiano.
Fique de Olho – Em Ninetto Davoli, que foi um jovem comerciante presente na maioria dos filmes de Pasolini.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B