(Closer). EUA, 2004. Direção de Mike Nichols. Roteiro de Patrick Marber, baseado em sua peça teatral. Produção de Cary Brokaw, John Calley, Robert Fox, Nichols e Scott Rudin. Direção de Fotografia: Stephen Goldblatt. Desenho de Produção: Tim Hatley. Montagem de John Bloom e Antonia van Dermellian. Cia Produtora: Icarus Productions, John Calley Productions, Avenue Pictures, para a Sony Pictures, Buena Vista e Columbia Pictures. Distr. no Brasil: Columbia Pictures. 100 min. Elenco: Julia Roberts, Jude Law, Natalaie Portman, Clive Owen, Steven Benham, Nick Hobbs.
Gênero: Drama
Sinopse – Anna é uma fotógrafa bem sucedida que se divorciou recentemente. Ela conhece Dan, um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry. Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice, uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.
Apreciação – Ao público sergipano não foi dada a oportunidade de ver “Antes do Pôr do Sol”, o filme de Richard Linklater com o qual este novo filme de Mike Nichols tem um pouco de contato. Como aquele, “Perto Demais” fala de problemas humanos e de relacionamentos entre casais. É um filme bem diferente do estilo americano, mais próximo do cinema europeu, ao privilegiar os diálogos e expor as dificuldades de se viver debaixo de um teto e entre quatro paredes. Não há corridas de carros, nem perseguições ousadas, apenas dois casais que se amam e se odeiam no seu devido tempo. O filme vai fundo nesta digressão. Como, aliás, o próprio Nichols fez no seu filme de estréia nos anos 60: “Quem Tem Medo de Virginia Wolf”. É dele também outro título sagrado na história do cinema americano: “A Primeira Noite de um Homem”. Atenção para o elenco: os quatro atores principais são excelentes o que pode motivar ainda mais a apreciação de imagens secas e rudes como a que vemos em “Perto Demais”.
Fique de Olho – Clive Owen (visto recentemente em “Rei Arthur”) e Natalie Portman (da nova série de “Guerra nas Estrelas”) receberam, há poucos dias, o Globo de Ouro de melhores atores coadjuvantes justamente por este filme. A conferir. E também o trabalho de Julia Roberts e Jude Law que estão ótimos.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B