Brasil, 2004. Direção de Lúcia Murat. Roteiro de Murat e Paulo Lins. Produção de Ailton Franco e Branca Murat. Música de Nana Vasconcelos. Direção de Fotografia: Jacob Sarmento Solitrenick. Edição de Mair Tavares. 102min., 14 anos. Cia. Produtora: taiga Filmes, Videofilmes, TS Produções. Distr. no Brasil: Imovision. Elenco: Caco Ciocler, Flavio Bauraqui, Werner Schunemann, Antonio Pompeo, Maria Flor, Fernando Alves Pinto, Babu Santana, Renato de Souza, Luis Melodia e Marieta Severo.
Gênero: Drama
Sinopse – Miguel é um senador da República que visita seu amigo de infância Jorge, que se tornou um poderoso traficante de drogas no Rio de Janeiro, para lhe propor um projeto social nas favelas. Apesar de suas origens diferentes eles se tornaram amigos nos anos 50, pois o pai de Miguel tinha paixão pela cultura negra e o pai de Jorge era compositor de sambas. Nos anos 70, eles se encontram novamente na prisão de Ilha Grande. Ali as diferenças raciais eram mais evidentes: enquanto a maior parte dos prisioneiros brancos estava lá por motivos políticos, a maioria dos prisioneiros negros era de criminosos comuns.
Apreciação – Um dos mais elogiados filmes brasileiros da última temporada, “Quase Dois Irmãos” levou prêmios em todos os festivais que passou. No festival do Rio, ganhou os de melhor diretor e melhor ator. Em Havana, trouxe os prêmios de melhor trilha sonora e melhor edição. A crítica tem destacado as imagens fortes e uma notável narração cinematográfica. Lúcia Murat é diretora de talento reconhecido: “Que Bom Te Ver Viva”, o seu primeiro filme, era uma corajosa reconstituição dos momentos difíceis passados por uma mulher durante a repressão militar.
Fique de Olho – Em Werner Schuneman. Este ator gaúcho dá o máximo de si em todos os filmes que participa.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B