SALVE O CINEMA

(Salaam Cinema). Irã, 1995. Direção, Montagem e Roteiro de Mohsen Makhmalbaf. Fotografia de Makmoud Kalari. Música de Shahrdad Riani. Livre, 75 minutos. Elenco: Azadeh Zangeneh, Maryam Keyhan, Feyzolah.

Gênero: Drama. 

Sinopse – Para homenagear o centenário do cinema, o diretor iraniano Makhmalbaf faz um documentário sobre pessoas que tentam entrar para o cinema. Ele publicou em um jornal de Teerã um pequeno anúncio, requisitando atores para um filme. Cinco mil candidatos se apresentam, provocando um tumulto inesperado. 

Apresentação – O Festival de Cinema do Irã dedica seu espaço, este final de semana, a Mohsen Makhmalabaf, um dos três melhores cineastas do país – os outros dois, Abbas Kiarostami e Panahi, presentes nesta mostra. O filme de hoje é um semi-documentário que mostra como o cinema fascina até regiões inóspitas do Irã. O filme teve problemas com a censura iraniana (porque no fundo é uma crítica às promessas não cumpridas da revolução islâmica) e só pode ser visto no Ocidente porque a produtora francesa MK2 comprou os direitos. No seu lançamento, foi apresentado como um filme francês. 

Fique de Olho – Não só nos personagens anônimos do filme, como também nos diálogos. Eles são enriquecedores para mostrar uma realidade tipicamente iraniana.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais