Os conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizam nesta quinta-feira, 23, o I Seminário de ensino superior com extensão para o ensino básico e qualificação profissional “Iguais na Diferença”. O evento é realizado no auditório da Faculdade Pio Décimo e compõe a programação da 4ª Semana da Acessibilidade.
Com o slogan “Por um mundo sem barreiras, com livre acesso à cidadania”, os eventos são alusivos ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A programação segue até esta sexta-feira, 24, com inúmeras atividades voltadas para direitos como acessibilidade, educação e qualificação profissional.
De acordo com o presidente Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Nyceu Dantas Posener, o seminário irá expor, entre outros temas, a importância da implantação de um núcleo de acessibilidade nas universidades sergipanas.
“A criação de um núcleo é fundamental para os estudantes que possuem alguma deficiência. Dessa forma, as universidades irão disponibilizar funcionários para prestar um atendimento qualificado aos deficientes. Convidamos todos os representantes das Universidades de Sergipe. Esse será um momento ímpar para a garantia dos direitos dos deficientes”, ressalta Nyceu.
A representante da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e diretora do Departamento de Assistência Social da secretaria, Marta Gama, avalia a importância de realizar eventos que promovam a inclusão das pessoas com deficiência. “Os deficientes integram o público usuário da política da assistência social. Dessa maneira, a Seides faz questão de participar de eventos que retratam a inclusão desse segmento”, destaca Marta.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria Goretti Medeiros, a ação conclui um momento de representação eficaz dos direitos do deficiente. “Parabenizo a ativa participação das instituições e da sociedade civil. O público presente durante toda a semana superou as nossas expectativas. Estou muito feliz com o resultado”, frisou.
O encontro conta com palestras sobre Saúde x Acessibilidade e Educação, Trabalho x Educação Profissionalizante, Acessibilidade x Educação Profissionalizante. Durante a tarde haverá elaboração de trabalhos em grupos para debater os temas abordados no evento. O seminário será encerrado com a apresentação de uma quadrilha junina.
Fonte: Ascom/Seides
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B