Singularidades de uma Rapariga Loura

Portugal, Espanha, França, 2009. Direção e Roteiro de Manoel de Oliveira, baseado em conto de Eça de Queiroz. Produção de François d´Artemare, Maria João Mayer, Luis Minarro.Direção de Fotografia: Sabine Lancelin. Desenho de Produção: Christian Marti, José Pedro Penha. Editor: Manoel de Oliveira e Catherine Krassovsky. 63m, 12 anos. Cia. Produtora: Filmes do Tejo II, Les Films de l´Apres-midi e Eddie Saeta Productions.  Distr. no Brasil: Imovision. Com Ricardo Trêpa, Catarina Wallenstein, Diogo Doria, Julia Buisel, Leonor Silveira, Luis Miguel Cintra, Gloria de Matos, Felipe Vargas, Leonor Silveira, Rogério Samora, Miguel Seabra, Felipe Duarte, Gonçalo Waddington, Miguel Borge, Rafaela Santos.

Gênero – Drama

Sinopse – Numa viagem de comboio para o Algarve, Macário conta as atribulações a sua vida amorosa a uma desconhecida senhor. Mal entra para o seu primeiro emprego, um lutar de contabilista no armazém em Lisboa do seu tio Francisco, apaixona-se perdidamente pela rapariga loira que vive na casa do outro lado da rua, Luisa Vilaça. Conhece-a e quer de imediato casar com ela. O tio discorda, despede-o e o expulsa de casa. Macário consegue enriquecer em Cabo Verde e quando já tem a aprovação do tio para finalmente casar com a sua amada, descobre então a singularidade do caráter da noiva.

Apreciação – Exibido no Festival de Berlim é o filme comemorativo dos cem anos de idade do cineasta Manoel de Oliveira, que estreou no cinema em 1932 mas passou muitos anos longe das câmaras, nos anos 40 e 50, por conta de suas posições políticas. Mas, depois que voltou a filmar não parou mais. Depois deste filme já fez “O Gebo e a Sombra” que, por sinal, não chegou a ser exibido comercialmente no Brasil. Hoje, aos 104 anos de idade, é considerado o cineasta mais velho do mundo, ainda em atividade. No momento, prepara um projeto a ser estrelado poro Catherine Deneuve. Oliveira é o cineasta português mais conhecido em todo o mundo.

Fique de Olho – Nos atores que sempre trabalham com Manoel de Oliveira: o galã Ricardo Trêpa e a veterana Leonor Silveira.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais