Gênero: Drama
Direção: Mikhail Kalatozov
Com: Sérgio Corrieri, José Gallardo, Raúl García, Alberto Morgan, Celia Rodriguez
Idioma: Espanhol e Russo
Legendas: Português, Inglês
Áudio: Espanhol e Russo ( Dolby Digital 2.0)
Tela: Fullscreen
À parte, a versão “gloriosa” que o grande fotógrafo e diretor russo Mikhail Kalatozov dá à Revolução Cubana nesse “Sou Cuba”, o filme é um “assombro” de belas imagens, com travellings incríveis e uma magnífica fotografia em preto-e-branco.
Através da lente de sua câmara inquieta, acompanhamos na Cuba pré-revolucionária, em pleno regime ditatorial de Fulgêncio Batista, pequenas histórias com camponeses e estudantes como protagonistas, todos oprimidos pelo Estado.
Kalatozov, em tom propagandístico comunista, aproveita para mostrar o contraste entre as riquezas naturais da ilha e a pobreza que assolava a maioria da população na época. É bem verdade, que algumas cenas beiram o kitsch, mas não se pode negar, ao mesmo tempo, a poesia visual impressa em cada fotograma.
Fracasso de bilheteria na época de seu lançamento, “Sou Cuba” foi redescoberto nos anos de 1990 , por Martin Scorsese e Francis Ford Coppola e terminou sendo o “personagem principal” do documentário “Soy Cuba- o Mamute Siberiano” de Vicente Ferraz. Imperdível!
Por Suyene Correia
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B