No Dia Nacional da Música Clássica, 05 de março, sexta-feira, às 19h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta o primeiro episódio, inédito, de sua Temporada Digital de Concertos 2021. Dirigido artisticamente pelo maestro Guilherme Mannis, o grupo fará uma homenagem especial ao Dia Nacional da Música Clássica, com a apresentação de peças brasileiras, além de um tributo ao compositor argentino Astor Piazzola, que em 2021 completa 100 anos de nascimento. O concerto, gravado diretamente no palco do Teatro Tobias Barreto com a adoção de todos os protocolos de segurança sanitária, irá ao ar às 19h na Aperipê TV, canal 6.1, e às 20h30, nas redes sociais da Orsse (@orquestra.sergipe). A orquestra é uma realização da Fundação de Cultura e Arte Aperipê do Governo de Sergipe.
Concebida para os tempos de pandemia, a Temporada Digital de Concertos 2021 prevê a exibição de dois concertos mensais, de cerca de uma hora de duração, com repertórios variados, gravados no Teatro Tobias Barreto, com som digital e imagens em HD. Participarão deste concerto diversos grupos, tais como Trio de Flautas, Trio de Trompas, Sexteto de Violoncelos e Quinteto de Sopros. Nas palavras do maestro Guilherme Mannis, diretor artístico da Orsse, “o projeto traz para nosso público um repertório nunca antes executado em nosso Estado, e uma proximidade maior com a performance de cada um de nossos instrumentistas. Propicia ainda um reavivamento de capacidade interpretativa de cada um de nossos músicos, que aqui deixam de ser partes integrantes de um grupo para atuarem como solistas, diante de uma desafiadora gravação, sempre”.
As homenagens especiais estarão presentes neste concerto, preparado para o Dia Nacional da Música Clássica: os 100 anos do compositor argentino Astor Piazzola serão celebrados com a apresentação de peças famosas por ele compostas, tais como Libertango e Oblivion, pelo sexteto de violoncelos. Os trompistas do grupo executarão trios de Anton Reicha, enquanto que os flautistas da Orsse apresentarão trios do compositor brasileiro César Guerra-Peixe. Completam o programa peça para duo de flauta e piano, compostas por Camille-Saint Saëns, e peças para Quinteto de Sopros, de Didier Favre e do compositor paraibano Sivuca.
Após a veiculação do programa na Aperipê TV, o concerto será disponibilizado integralmente nas redes sociais da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Youtube e Facebook) no mesmo dia, a partir das 20h30.
Serviço
Orquestra Sinfônica de Sergipe
Temporada Digital 2021– Teatro Tobias Barreto
Sexta-feira, 5 de março de 2021, 19h. Transmissão na Aperipê TV, Canal 6.1.
Mesmo dia, 20h30. Estreia nas redes da Orsse: Youtube, Facebook e Instagram
Sexteto de violoncelos
Andressa Souto, Clodoaldo Nunes, Evangierle Araújo, Mário Peixoto, Juliana Góes e Thiago Salvino, violoncelos
Astor PIAZZOLA (centenário de nascimento)
Libertango (3’10)
Pablo CASALS
Canto dos Pássaros (3’)
Astor PIAZZOLA (centenário de nascimento)
Oblivion (3’30)
Trio para Trompas
Ronald Zaira, Juan Manuel Quinteros e Denisson Santos, trompas
Anton REICHA
Trios
Nº9 (4’), 10 (3’), 11 (1’)
Duo flauta e piano
Sílvio Jackel, flauta
Guilherme Mannis, piano
Camille SAINT-SAËNS
Romance, para flauta e piano (7’)
Trio de flautas
Sílvio Jackel, Érica Rodrigues e Evandro Belchior, flautas
César GUERRA-PEIXE
5 trios para Flauta (8’)
Quinteto de sopros
Sílvio Jackel, flauta
Roberta Benjamim, oboé
Felipe Freitas, clarinete
Luiz Henrique, fagote
Juan Manuel Quinteros, trompa
Didier FAVRE
Vent de Folie (4’30)
SIVUCA
Um tom para Jobim
Arranjo: Sílvio Jackel (3’)
Fonte: Funcap/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B