Trilogia Memórias

Os espetáculos estão em turnê por cinco capitais do país (Foto: Alessandra Nhovais/Divulgação)

O projeto 'Trilogia Memórias – Um Grito contra o Silêncio e o Esquecimento' promove a circulação de três novas montagens teatrais baianas por cinco capitais brasileiras: Fortaleza (14 a 16 de maio de 2011), Aracaju (27 a 29 de maio), Recife (3 a 5 de junho), Porto Alegre (24 a 26 de junho) e Curitiba (1 a 3 de julho). A turnê, um projeto vencedor do edital do Programa Eletrobras de Cultura, conta com patrocínio da Chesf.

Com textos assinados por Dinah Pereira, como resultado de um pós-doutorado na Universidade de Quebec, no Canadá, a trilogia aborda a questão da memória e da alteridade, através de processos narrativos e tendo como pano de fundo a ditadura militar no Brasil. Os espetáculos 'A Memória Ferida' (que conquistou o Prêmio Braskem de Teatro de 2009 de melhor texto), 'A Morte nos Olhos' e 'Na Outra Margem' têm direção de Lucas Modesto e são encenados pela Companhia Estupor de Teatro e atores convidados. A produção da turnê é da ContraRegra Produções.

Em Aracaju

Na capital sergipana as apresentações ocorrem no Centro de Criatividade. Lá o público vai conferir 'A Memória Ferida', nesta sexta-feira, 27, às 20h, e 'A Morte Nos Olhos', no sábado, 28, também às 20h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). No domingo, 29, o espetáculo 'Na Outra Margem' será executado no auditório do Hospital São Lucas, às 19h, com entrada franca.

Sinopses

'A Morte nos Olhos' é a fábula de uma moça desmemoriada que acorda num quarto de uma casa no Sertão do Nordeste sob os cuidados de uma Senhora muito generosa. Portando consigo apenas uma bolsa com um livro de mitologia e as páginas manuscritas de um conto fantástico inacabado, a moça decide continuar essa história, invocando seres mitológicos e imaginários, mergulhando num universo, onde ficção e realidade, pesadelo e memória se fundem.

'A Memória Ferida' reconstitui o trajeto de dois jovens de culturas diferentes que se reencontram e revivem um passado comum doloroso. Mas esse retorno ao passado esconde um outro passado ainda mais longínquo e agudo: Os Pais de Ana Kharima eram militantes que, tentando fugir dos militares no auge da ditadura militar, conhecem um destino trágico no Sertão do Nordeste, onde a filha é deixada sob os cuidados de uma Senhora num lugarejo árido e desértico.

'Na Outra Margem' ocorre num cenário hospitalar, num quarto com apenas um leito e conta a fábula de uma jovem vítima de um acidente grave de carro. Com vários traumatismos físicos e psíquicos, sob efeito intenso de grandes doses de morfina e outros tranquilizantes, a jovem vê desfilar diante de si os personagens da mãe, da enfermeira, dos médicos e de seus amantes, os quais lhe reconstituem, cada um ao seu modo, a sua história de vida.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais