Gênero: Drama
Direção: Sergey Dvortsevoy
Com: Askhat Kuchinchirekov, Samal Yeslyamova, Ondasyn Besikbasov
Idioma: Russo e Cazaque
Legendas: Português e Inglês
Áudio: Russo e Cazaque (Dolby 2.0)
Tela: Widescreen
Distribuidora: Cultura Mostra
É fascinante como o diretor e roteirista Sergey Dvortsevoy torna o espectador tão próximo do personagem Asa (Askhat Kuchinchirekov), jovem marinheiro que volta à estepe do Cazaquistão, depois de um tempo no mar, a fim de se tornar pastor de ovelhas.
Para alcançar seu sonho, no entanto, ele terá que arranjar uma esposa e, após constituir família, ter direito ao tão desejado rebanho. O problema é que Tulpan, única moça disponível nas redondezas, rejeita-o e Asa vê-se no dilema de voltar para a cidade ou permanecer no deserto com sua irmã, cunhado e sobrinhos.
Tulpan, inclusive, é vista de relance apenas uma vez pelo rapaz, mas transformada em seu objeto de desejo ‘simbólico’ ( o mais importante para ele é se tornar um homem do campo), não conseguirá se desvencilhar facilmente de suas investidas.
Ao mesmo tempo, que acompanhamos a saga de Asa para melhorar a aparência (ele tem ‘orelhas de abano’), a câmera de Sergey Dvortsevoy nos deixa íntimos da vida dura que se tem numa das regiões mais inóspitas do planeta. Por vezes, o filme funde elementos do documentário com a ficção, mas esse exercício da direção não tira o brilho dessa história, por vezes, comovente.
“Tulpan” conquistou o prêmio “Um Certo Olhar” no Festival de Cannes (2008).
Por Suyene Correia
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B