Um Homem que Grita

 

(Um Homme que Crie). França, Bélgica, República do Tchade, 2010. Direção e roteiro  de Mahamat Saleh Haroun. Produção de Florence Stern. Direção de Fotografia: Laurent Brunet. Música de Wasis Diop. Montagem de Marie Helene Dozo. Desenho de Produção: Ledoux Madeona. 92 min, 12 anos. Cia. Produtora: Pili Filmes, Goi-Goi Productions, TV 5 Monde, CineCinema, Tax Shelkterde Facoz, Casa Kafka Pictures. Distr. no Brasil: Mostra de Cinema de São Paulo. Com Youssosuf Djaoro, Diouc Koma, Emile Abossolo M´bo, Hadje Fatime N´Goua, Marius Yelolo, Djeneba Kone, Heling Li.

Gênero – Drama

Sinopse – Na República do Chade, mora Adam, ex-campeão de natação e que trabalha na piscina de um hotel de luxo na cidade de Djamena. Quando investidores chineses compram o hotel, ele é forçado a se demitir para que seu filho, Abde assuma a função e se sente humilhado. O país está a beira de uma guerra civil. Forças rebeldes atacam o governo, que pede para a população contribuir com o esforço de guerra enviando dinheiro ou um voluntário com idade para combater. O governo local cobra de Adam sua parte na contribuição. Mas ele não tem dinheiro, apenas um filho.

Apreciação – Na República do Chade não há propriamente uma indústria de cinema. Mas, o diretor Salet Haroun goza de prestigio, tanto que já está no seu quinto filme. Este passou na Mostra de Cinema de São Paulo e saiu de lá com o prêmio principal. É um filme para se ver com olhos de curiosidade e até com o fascínio pelo cinema africano.

Fique de Olho – No ator principal, Youssouf Djaoro, que dizem ser ótimo.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais