A Falecida (BRA/1965)

0

Gênero: Drama

Direção: Leon Hirszman

Elenco: Fernanda Montenegro, Ivan Cândido, Nélson Xavier, Paulo Gracindo, Dinorah Brillante

Idioma: Português

Legendas:  Português, Francês, Inglês e Espanhol

Áudio: Mono

Vídeo: Widescreen

O DVD “A Falecida” de Leon Hirszman é um “achado” para colecionadores. Além de trazer uma cópia, impecavelmente restaurada, do longa de estreia, tanto do diretor como da protagonista (Fernanda Montenegro), a caixa vem com dois curtas bônus “Nelson Cavaquinho” (1969) e “Partido Alto” (1976/1982), um livreto com belas imagens das películas, trechos de críticas do filme feitas à época de seu lançamento e vários depoimentos com o pessoal que participou do projeto do filme .

Ótima adaptação da peça de Nélson Rodrigues, “A Falecida” trata da alienação de Zulmira (Montenegro), uma mulher suburbana, cujo marido está desempregado. Ela passa a viver uma realidade interior, a obsessão da morte, da autodestruição, para se vingar da sociedade que a oprime.

Seu último desejo é ser enterrada de forma luxuosa e, para isso, conta com a ajuda do marido Toninho (Ivan Cândido) que vai atrás do ex-amante da esposa, após sua morte- vivido por Paulo Gracindo- a fim de obter o dinheiro.

Ele até que consegue o montante necessário para enterrar sua esposa com pompa, mas prefere “economizar”, dando-lhe um funeral bem aquém das expectativas da falecida e “torrando” o dinheiro numa partida de futebol.

Para quem não conhece a obra de Leon Hirszman, assistir à “Falecida” é um ótimo início. De quebra, ainda confere o mundo particular de Nelson Cavaquinho e as origens do Partido Alto e suas transformações. Obrigatório!

Por Suyene Correia

Comentários