A INTÉRPRETE

0

(The Interpreter). EUA, 2005. Direção de Sidney Pollack. Roteiro de Charles Randolph, Scott Frank e Steven Zaillian, baseado em história de Martin Stellman e Brian Ward. Produção de Tim Bevan, Eric Fellner e Kevin Misher. Música de James Newton Howard. Direção de Fotografia: Darius Khondji. Desenho de Produção: Jon Hutman. Direção de Arte: Steven Grahan, Zack Grobler, Tom Warren e Dan Yari. Edição de William Steinkamp. Cia. Produtora: Studio Canal, Working Title, Misher Films, para a Universal. Distr. no Brasil: UIP. 129min, 14 anos. Elenco: Nicole Kidman, Sean Penn, Catherine Keener, Jesper Christensen, Yvan Attal, Earl Cameron, George Harris, Michael Wright, Clyde Kusatsu, Eric Keenleyside, Hugo Speer, Maz Jobrani.

Gênero: Suspense.

Sinopse – Sylvia Broome é uma intérprete das Nações Unidas que, por acaso, ouve uma ameaça de morte a um chefe de estado africano, planejada para ocorrer em plena Assembléia das Nações Unidas. Como a conversa ocorreu em um raro dialeto africano, poucas pessoas seriam capazes de compreendê-lo. A ameaça faz com que a vida de Sylvia se transforme totalmente, passando a receber proteção policial do agente federal Tobin Keller. Este, por sua vez, vasculha o passado de Sylvia encontrando cada vez mais motivos para desconfiar dela.

Apreciação – O mais novo filme do diretor Sidney Pollack não obteve unanimidade critica nos Estados Unidos, mas isso não quer dizer que seja fita para se jogar no lixo. Filmado dentro da própria Nações Unidas – a primeira vez que uma equipe de cinema teve autorização para tanto – “A Intérprete” parece ser um suspense interessante, com um desfecho que pode surpreender. Ademais, o carisma dos interpretes principais – Nicole Kidman, Sean Penn, Catherine Keener – pode funcionar na telona. A equipe técnica inclui dois nomes notáveis: James Newton Howard na música e Darius Kohndji na fotografia.

Fique de Olho – No intérprete de Philippe. Ele é Yvan Attal, um dos grandes nomes do cinema francês dos dias de hoje, mas pouco conhecido por aqui.

Comentários