“A Viúva de Saint-Pierre” encerra Mostra de Cinema Francês

0

Hoje, quinta-feira 22, chega ao fim no Movicom Cinemas, do Shopping Riomar, a II Mostra de Cinema Francês em Aracaju, com o filme A Viúva de Saint-Pierre, após exibição de outros cinco longas-metragens franceses produzidos entre 2000 e 2003. Entre eles os premiados Le Goüt Des Autres e Carnages.

 

 

Le veuve de Saint Pierre (Can/Fra – 2000) – A Viúva de Saint-Pierre

Gênero: Romance. Duração: 112 min. Direção: Patrice Leconte. Elenco: Juliette Binoche, Daniel Auteuil, Emir Kusturica, Michel Duchaussoy

Philippe Magnan , Christian Charmetant , Philippe Du Janerand, Reynald Bouchard, Ghyslain Tremblay, Marc Béland, Yves Jacques, Maurice Chevit, Catherine Lascault, Dominique Quesnel e Anne-Marie Philipe

 

Sinopse: Em 1850, Saint-Pierre não é nada mais que uma ilha francesa perdida na costa do Canadá. Até que certa noite, um homem é brutalmente assassinado. O culpado, Neel Auguste (interpretado pelo diretor iugoslavo Emir Kusturica), é julgado e condenado à morte. Mas não há guilhotina em Saint-Pierre para executar a pena, por isso é preciso solicitar o equipamento à França. Colocado sob a custódia do Capitão, Neel aguarda o dia de sua execução, que tarda a chegar. A mulher do Capitão, Madame La, se interessa pela sorte de Neel, pois acredita ser capaz de reabilitá-lo. Com sua ajuda, Neel acaba se tornando o homem mais popular da ilha, tendo como aliado o próprio Capitão. “Veuve” (viúva) era o nome antigamente usado para guilhotina.

A VIÚVA DE SAINT-PIERRE
* Dia: 22 (5ª) 
* Local: Movicom Cinemas – Shopping Riomar
* Horário: 17 horas
* Preço: R$ 4,00

 

  

Filmes já exibidos:

 

DIA 17 SÁBADO

 

Le Goût Des Autres (França – 1999) – O gosto dos outros.

Género: Comédia, Drama. Idade: M/12. Duração: 112 min. Elenco: Anne Álvaro e Jean-Pierre Bacri Anne Álvaro, Brigitte Catillon e Alain Chabat

 

Sinopse: Castella é um homem de negócios de sucesso, vive nos subúrbios e é apanhado na rápida mudança dos tempos. Mais por tédio do que por interesse, deixa que a sua mulher Angélique o arraste para uma representação da peça de Racine Bérénice. Para grande surpresa sua, fica completamente fascinado pelo poder e beleza da atriz principal, Clara, que representa o papel da Rainha. Fica tão enfeitiçado por ela que volta para ver a peça todas as noites. E estes dois pólos opostos são forçados a reencontrar-se quando Castella, relutantemente, tenta aprender inglês por causa de um importante negócio. Descobre, então, que a sua professora de inglês é Clara. É a história dos gostos de uns e das cores dos outros.

 

DIA 18 – DOMINGO

 

Harry, un ami qui vous veut du bien (França – 2000) – Harry Chegou Para Ajudar

Gênero: Suspense. Duração: 117 min. Direção: Dominik Moll. Roteiro: Gilles Marchand e Dominik Moll, baseado em poema de Francis Villain. Música: David Sinclair Whitaker. Fotografia: Matthieu Poirot-Delpech

Elenco: Laurent Lucas (Michel), Sergi López (Harry), Mathilde Seigner (Claire), Sophie Gullemin (Plum), Lilane Rovère (Mãe), Dominique Rozan (Pai), Michel Fau (Eric), Victoire de Koster (Jeanne), Laurie Caminata (Sarah) e Lorena Caminata (Iris)

 

Sinopse: Em meio ao verão, Michel (Laurent Lucas), sua esposa Claire (Mathilde Seigner) e suas três filhas pequenas partem numa viagem de férias a fim de fugir dos problemas decorrentes da tentativa infrutífera de recuperar uma fazenda, na qual trabalham há três anos. Ao parar em um posto de gasolina, Michel repentinamente encontra Harry (Sergi López), que logo lhe diz que estudou com ele quando ambos eram crianças, citando até mesmo um poema que Michel escreveu quando ainda estava na escola. Harry e sua namorada acabam sendo convidados por Michel e Claire a seguir viagem com eles. Harry então descobre que Michel já não escreve há anos e resolve ajudá-lo a retomar sua carreira de escritor. Porém, a cada vez que Harry ajuda Michel e sua família fatos estranhos ocorrem.

 

DIA 19 – SEGUNDA-FEIRA

 

Tanguy (França – 2001)

Gênero: Comédia. Duração: 108 min.. Direção: Étienne Chatiliez

Elenco: Sabine Azéma, André Dussollier, Eric Berger, Hélène Duc, Aurore Clément, Jean-Paul Rouve. Censura:14 anos

 

Sinopse: Edith e Paul têm um filho único chamado Tanguy que ainda mora com eles num confortável apartamento mesmo ao 28 anos. A mãe é decoradora, o pai engenheiro e o filho, superdotado, é especialista em assuntos do Extremo-Oriente. Tanguy trabalha sua tese dand aulas de chinês, durante o término da faculdade. Tanguy sente-se bem na casa dos pais até demais e lá recebe suas inúmeras namoradas.Tudo parece estar em perfeita harmonia, mas as aparência enganam…

 

DIA 20 – TERÇA-FEIRA

 

Swimming Pool (França – 2003) – À Beira da Piscina

Gênero: Suspense. Duração: 102 minutos. Direção: François Ozon. Roteiro: François Ozon. Música: Philippe Rombi. Fotografia: Yorick Le Saux. Elenco: Charlotte Rampling (Sarah Morton), Ludivine Sagnier (Julie), Charles Dance (John Bosload), Marc Fayolle (Marcel), Jean-Marie Lamour (Franck), Mireille Mossé (Filha de Marcel), Lauren Farrow (Julia)

Sebastian Harcombe (Terry Long), Keith Yeates (Pai de Sarah) e Michel Fau (Homem)

 

Sinopse: Sarah Morton (Charlotte Rampling) é uma escritora inglesa cujos romances policiais conciliam sucesso de vendas e prestígio junto a crítica. A convite de seu editor, ela viaja para a casa de campo dele, na Provence francesa, onde supostamente vai encontrar a tranqüilidade necessária para escrever seu mais novo livro. Mas a paz de Sarah é interrompida com a chegada de Julie (Ludivine Sagnier), a filha do editor, uma adolescente linda e cheia de vida por quem a escritora sentirá uma grande e estranha atração.

 

DIA 21 – QUARTA-FEIRA

 

Carnages (Fra/Bel/Esp/Sui. – 2002) – Estranhas Ligações

Gênero: Drama – – : Delphine Gleize. Elenco: Chiara Mastroianni, Ángela Molina, Lio, Lucia Sanchez, Esther Gorintin, Marilyne Even, Clovis Cornillac, Jacques Gamblin, Féodor Atkine, Bernard Sens, Pascal Bongard, Raphaëlle Molinier, Julien Lescarret, Juliette Noureddine e Luc Delhumeau

 

Sinopse: O filme mostra as ligações que acontecem entre personagens que recebem partes do corpo de um touro, morto em uma tourada. Em Madri, Victor (Julien Lescarret) é jovem toureiro que participa de seu primeiro evento. O jovem é atingido pelo touro e fica entre a vida e a morte. No norte da França, a menina Winnie (Raphaëlle Molinier) observa a tourada pela TV. A professora da menina, Jeanne (Lucia Sanchez) viaja à Espanha para visitar sua mãe, Alicia (Ángela Molina). Paralelamente, temos Betty (Lio), uma mulher grávida, entediada, cujo marido é um biólogo que recebe os olhos do touro para análise. Há também uma senhora que vive em um trailer com seu filho. Ambos empalham animais e são assustadoramente esquisitos – é na mão deles que param os chifres do touro. Na medida em que os personagens vão tendo contato com alguma parte do animal morto, transformações radicais acontecem em suas vidas.

Comentários