Academia Cedrense de Letras e Artes será inaugurada neste sábado, 29

0
Livro ‘Retalhos Fragmentos de vida’, de Antônio Ferreira Rocha, será lançado em Cedro de São João (Foto: divulgação)

Com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e das artes do município de Cedro de São João (SE), localizado na Região do Baixo São Francisco, vai ser inaugurada neste sábado, 29, a ‘Academia Cedrense de Letras e Artes’ (ACLEA).

A cerimônia ocorre às 16h no auditório da Escola Municipal Padre Manuel Guimarães com a posse do presidente da instituição, o professor Paulo Rodrigues Alves, e os outros acadêmicos. À noite, no Espaço Salomé Som, ocorre o lançamento do livro ‘Retalhos Fragmentos de vida’, de Antônio Ferreira Rocha, filho da cidade.

“Uma das nossas metas é melhorar o nível educacional de Cedro, voltando a ser referência, como nas décadas de 70 e 80 do século passado, quando tínhamos o maior número de alunos no Colégio Agrícola, em São Cristóvão”, conta o vice-presidente, Roberto Lima, que também é médico e escritor. O vice-presidente ressalta ainda que Antônio Nunes [fundador da cidade], trouxe pra Cedro o gene da inteligência. “Porque a cidade é muito pequena para o número de pessoas com nível superior diferenciado. Tem uma inteligência que você não pode pegar e deixar que ela se perca”, afirma.

A ACLEA vai ser composta por 18 membros fundadores, em sua maioria com nível superior, com naturalidade do município ou que tenha alguma importância para a cultura e as artes locais.
A ideia surgiu durante os saraus, realizados há quatro anos, em que amigos se encontravam para matar a saudade do lugar, discutir temas de interesse da comunidade, jogar conversa fora e relembrar a velha infância.

“Foi neste ambiente que tivemos a ideia de criar a academia, que de certa forma já estava funcionando nesses encontros. Buscamos à Academia Sergipana de Letras, na pessoa do imortal Domingos Pascoal, e contamos com o apoio dele”, revela o escritor.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais