Amargo Pesadelo – “Deliverance” (EUA/1972)

0

Gênero: Drama

Direção:  John Boorman

Idioma: Inglês

Legendas: Português, Inglês, Espanhol

Áudio: Dolby Surround 5.1

Vídeo: Standard

Estrelado por Burt Reynolds (Lewis Medlock) e Jon Voight (Ed Gentry), esta aventura dramática se sustenta pelas boas interpretações dos astros envolvidos – o casting principal se completa com as figuras de Ronny Cox (Drew Ballinger) e Ned Beatty (Bobby Trippe)- e pela direção segura do inglês Boorman.

No roteiro escrito por James Dickey, quatro amigos decidem descer um rio, no Monte Apaches, antes que a represa que está para ser construída na região, destrua toda a bela paisagem ao redor. A aventura parece segura, ainda que os rapazes sejam bastante urbanos, e pouco saibam lidar com a natureza selvagem (excetuando Medlock).

Mas as aparências enganam e, logo após a primeira noite na floresta, uma série de acontecimentos bizarros começa a acontecer, dando margem para que a natureza humana violenta se sobressaia à própria força da natureza.

O filme é imperdível não só pela cena antológica, conhecida como duelo de banjos (originalmente gravada por Eric Weissberg no banjo e Steve Mandel no violão) como também pelo clima sufocante e ritmo ágil. Recebeu três indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Edição. Obrigatório.

Por Suyene Correia

Comentários