Amor

(Amour). França, Alemanha, Áustria, 2012. Direção e roteiro de Michael Haneke. Produção de Margaret Meneoz, Stefan Arndt, Veit Heiduschka, Michael Katz. Direção de Fotografia: Darius Khondji. Edição de Monika Willi, Nadine Muse. Desenho de Produção: Jean Vincent Puzos. 127m, 14 anos. Cia Produtora: Les Films Du Losange, X Filme Creative Pool, Wega Film Production. Distr. no Brasil: Imageme Filmes. Com Jean Louis Trintignant, Emmanuelle Rivas, Isabelle Huppert, Alexandre Tharaud, William Shimell, Ramon Agirre, Rita Blanco.

Gênero – Drama

Sinopse – Um casal de idosos, Georges e Anne vive confortavelmente cercado por livros, música e outros signos de um refinamento cultural. Recebe, de quando em vez, a visita da filha única. Um dia, ela começa a perder a memória – e a sua saúde vai se desintegrando. O marido cuida dela com obsessão.

Apreciação – O mais intimista dos filmes feitos até agora pelo diretor Michael Haneke. É um estudo extraordinário sobre a alma humana e sua perspectiva de sobrevivência. Raros filmes, no cinema moderno, conseguem sintetizar as dificuldades do relacionamento entre duas pessoas. É um dos mais perfeitos retratos sobre a idade avançada já feitos pelo cinema. Passado quase que exclusive no apartamento onde vivem os dois – só a sequência inicial é numa sala de música – o filme se vale de notáveis interpretações de Jean Louis Trintignant e Emmanuelle Riva, dois veteranos de muitos bons filmes.

Fique de Olho – Em Isabelle Huppert. Ela aparece como a filha do casal brevemente em duas ou três sequências.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais