Arquivo Público inicia webinários na Semana Nacional de Arquivos

0
Arquivo Público de Sergipe (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Arquivo Público de Sergipe (APES), realizará, até 11 de junho, um ciclo de webinários denominado “Empoderando arquivos”. A transmissão ocorrerá a partir das 15h no canal do YouTube Educação Sergipe. O Arquivo Público de Sergipe une-se às instituições arquivísticas do país na Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional. A ação contará com a participação de pesquisadores vinculados às áreas de arquivologia, história e ciência da informação, estabelecendo diálogo com o APES e instituições arquivísticas de Sergipe, visando à promoção de uma reflexão sobre o papel dos arquivos na sociedade contemporânea.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país, cujos objetivos são aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos. Assim, o ciclo de webinários busca proporcionar uma reflexão sobre a importância dos arquivos na sociedade da informação e comunicação; refletir sobre o papel do APES como guardião da memória e facilitador do acesso à informação; divulgar as ações empreendidas pelo APES; e promover o diálogo com outras instituições arquivísticas e de memória do estado.

De acordo com a diretora do APES, Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana, a semana de debates acerca de arquivos e memórias é justamente para refletir sobre a preservação dos arquivos históricos e do processo de gestão de documentos. “Por isso contatamos pesquisadores do Brasil e de Sergipe, pessoas que trabalham com arquivo aqui em nosso estado e também fora dele”, disse.

O primeiro encontro do ciclo aconteceu nesta terça-feira, dia 8 de junho, com o tema “O papel dos arquivos como guardiões da memória e facilitadores do acesso à informação”, com os palestrantes: professora Clarissa Moreira dos Santos Schmidt (UFF) e professora Alessandra dos Santos Araújo (UFS). No segundo dia, às 15h, Alexandre Bianchi Oliveira, diretor técnico do Centro de Gestão Documental, fará a condução do webinário sob o tema “Gestão Documental e Sistema Estadual de Arquivo”.

O dia 10 de junho, também às 15h, ficou reservado para o tema “Os documentos de arquivo no processo de ensino-aprendizagem”, com os palestrantes: professor Carlos de Oliveira Malaquias (DHI/UFS) e a professora Lorena de Oliveira Souza Campello (IFS/SE). Por fim, no último dia, às 10h, os professores Eva Maria Siqueira Alves (UFS/CEMAS), Joaquim Tavares da Conceição (CODAP/UFS) e a especialista Manuela do Nascimento Silva (IFS/SE) irão propor o debate em torno do tema “Arquivos e centros de memória escolares em Sergipe”.

Com informações da Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais