Avessa Grupa estreia peça virtual com Diane Veloso e Giuliana Maria

0
O espetáculo é estrelado pelas atrizes Diane Veloso (SE) e Giuliana Maria (SP)/ Foto: Jetmir Idrizi

Estreia nesta sexta-feira (16), às 21h, a peça “Onde vc estava quando eu acordei? – Um Atentado Virtual”, da Avessa Grupa. O espetáculo é estrelado pelas atrizes Diane Veloso (SE) e Giuliana Maria (SP), com direção da maranhense Flávia Teixeira e texto do dramaturgo carioca Sidnei Cruz. Numa sala virtual, o público conhecerá “Vera” e “Sara”, que se reencontram após 15 anos com o desejo urgente de romper com o que as aprisiona. O espetáculo terá três sessões, apresentado nas próximas sextas-feiras de outubro (16, 23 e 30), sempre às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla.

Sonhos e desejos conectam as personagens Vera (Diane Veloso) e Sara (Giuliana Maria). Após 15 anos, elas se reencontram, numa narrativa atemporal e descontínua, onde sonhos revelam pistas do que as trouxe até ali. Em comum, ambas têm o desejo de romper com o que as aprisiona, mas será que elas terão coragem? A atriz Diane Veloso conta que “os sonhos são transbordamentos de várias camadas das personagens, entre experiências vividas, dores não curadas e traumas”, e ressalta a urgência dessas mulheres ganharem voz agora, durante o período de isolamento social.

Escrito pelo dramaturgo Sidnei Cruz (RJ), o texto foi criado a partir de uma provocação da própria Diane Veloso, como conta a atriz sergipana e fundadora do grupo teatral Caixa Cênica. “Estava buscando um texto que falasse sobre o feminino e o feminismo, mas não encontrava algo que realmente exprimisse esses anseios. Então, o Sidnei disse que o escreveria. Na época, Giuliana atuava no Caixa Cênica. Até que, um certo dia, Sidnei teve um sonho e me ligou. E esta é uma das primeiras cenas de ‘Onde vc estava quando eu acordei? – Um atentado virtual'”, revela a atriz.

Chamado de web teatro, teatro expandido ou teatro online, o espetáculo reflete uma nova vertente das artes cênicas, criada por companhias teatrais diante da pandemia e do distanciamento social, onde o vínculo com o público acontece através de salas virtuais, como o Zoom. “Assim como o teatro tradicional usa recursos de outras artes, também usamos no ‘teatro expandido’, unindo teatro, performance, recursos e narrativas do audiovisual. Mas, temos a certeza de que é Teatro, pois esta é a base de nossa criação”, explica a atriz Diane Veloso, que assina também a direção musical com o músico Alex Sant’Anna.

Avessa Grupa
A “Avessa Grupa” se formou em 2020, a partir da tentativa de investigar interações entre teatro, cinema e performance nas plataformas digitais, único lugar possível para o encontro (em segurança) com o público em tempos de pandemia. É formada por quatro mulheres: a atriz sergipana Diane Veloso, que também é vocalista d’A Banda dos Corações Partidos e do Projeto Bacuri; a atriz Giuliana Maria, fundadora do grupo Umbuzeiro (SP); a atriz e diretora maranhense Flávia Teixeira, que atualmente colabora com a Cia. Dual (SP); e, a artista plástica e produtora cultural Rafaella Simbol, responsável pelo cartaz do espetáculo.

Ficha Técnica
Direção: Flávia Teixeira
Atrizes: Diane Veloso e Giuliana Maria
Dramaturgia: Sidnei Cruz
Direção Musical: Alex Sant’Anna e Diane Veloso
Cartaz: Rafaella Simbol
Apoio: Pandêmica Coletivo
Fotos: Jetmir Idrizi

 

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Comentários