BATMAN BEGINS

0

(Batman Begins). EUA, 2005. Direção de Christopher Nolan. Roteiro de Nolan e David S. goyer, baseado em estória de Goyer e nos personagens criados por bob Kane. Produção de Larry J. Franco, Charles Roben e Emma Thomas. Música de James Newton Howard e Hans Zimmer. Direção de Fotografia: Wally Pfister. Desenho de Produção: Nathan Crowley. Direção de Arte: Peter Francis, Stuart Keams, Paul Kirby, Steven Lawrence, Simon Lamont, David Lee, Shane valentino e Su Whitaker. Edição de Lee Smith. 134min, livre. Cia. Produtora: Di Bonaventura Pictures, para a Warner Bros. Distr. no Brasil: Warner Bros. Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Liam Neeson, Morgan Freeman, Gary Oldman, Ken Watanabe, Katie Holmes, Cilian Murphy, Tom Wilkinson, Rutger Hauer, Sara Stewart, Linus Roache, Richard Brake, Gus Lewis, Emma Lockhart, Colin McFarlane, Barry Dowden, Larry Holden, Lucy Russell e Christina Adams.

Gênero: Aventura.

Sinopse – Marcado pelo assassinato de seus pais quando era criança, o milionário Bruce Wayne decide viajar pelo mundo em busca de encontrar meios que lhe permitam combater a injustiça e provocar medo em seus adversários. Após retornar a Gotham City, sua cidade-natal, ele idealiza seu alter ego: Batman, um justiceiro mascarado que usa força, inteligência e um arsenal tecnológico para combater o crime.

Apreciação – Não chega a ser propriamente um lançamento mundial – o filme está há um mês em cartaz no Japão –, mas esta produção de 140 milhões de dólares está chegando aos cinemas de todo o mundo a partir desta sexta-feira, 17 de junho. Este é o sexto filme em que a criação de Bob Kane para histórias em quadrinhos chega ao cinema. Naturalmente há muitos desenhos animados e até seriados, mas como filme, com atores humanos, Batman apareceu inicialmente em 1966 com “Batman, o Homem Morcego”. Mas, a franquia atual começou em 1989 com “Batman”, de Tim Burton. O mesmo Burton faria “Batman, o Retorno” em 1992 e depois passou o comando para Joel Schumacher, com “Batman Eternamente” em 1995 e finalmente, “Batman & Robin”, de 1997. O fracasso deste filme levou a Warner a rever a franquia. Depois de passar por vários diretores – o mesmo Schumacher, mais David Fincher, Darren Aronofsky, entre outros – o projeto ficou a cargo de Christopher Nolan, o autor de “Amnésia”. O roteiro procura ser um pouco mais fiel à história de quadrinhos. Inclusive o filme mostra a morte dos seus pais da forma como o personagem nasceu nos gibis. Já muito elogiado pela crítica americana, “Batman Begins” terá, nos próximos três anos pelo menos duas seqüências.

Fique de Olho – No enorme e bom elenco que circunda Christian Bale, o novo Batman. Michael Caine, Liam Neeson, Morgan Freeman, Gary Oldman, Katie Holmes, Rutger Hauer e Linus Roache formam um elenco da pesada. Ponto a favor do filme, certamente.

Comentários