Cavalo De Guerra

0

(War Horse). EUA, 2021. Direção de Steven Spielberg. Roteiro de Lee Hall e Richard Curtis, baseado em romance Michael Morpurgo. Produção de Kathleen Kennedy e Spielberg. Direção de Fotografia: Janusz Kaminski. Música de John Williams. Montagem de Michael Kahn. Desenho de Produção: Rick Carter. Direção de Arte: Andrew Ackland-Snow, Alastair Bullock, Molly Hughes, Kevin Jenkins, Neil Lamont e Gary Tomkins. 146m, 12 anos. Cia. Produtora: Amblin Entertainment, Dreamworks, The Kennedy/Marshall Company, Reliance Entertainment para a Touchstone Pictures. Distr. No Brasil: Walt Disney. Com Emily Watson, David Thewlis, Peter Mullan, Niels Arestrup,  Tom Hiddleston, Jeremy Irvine, Benedict Cumberbatch, Toby Kebbel, Eddie Marsan, Johnny Harris, David Kross, Robert Emms, David Dencik, Geoff Bell, Pip Torrens.

Gênero – Drama

Sinopse – A história de amizade e respeito entre um jovem chamado Albert e seu cavalo Joey, e de como o vínculo entre eles é quebrado quando o animal é vendido para a cavalaria americana e enviado às trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Apesar de muito jovem para se alistar, Albert faz de tudo para tornar-se soldado e segue para a França com o objetivo de salvar seu amigo.

Apreciação – Retorno de Steven Spielberg às suas origens, ou seja, o filme de bons sentimentos para adolescentes. A crítica americana destaca que este filme é pura nostalgia, “uma cápsula do tempo nos dias de John Ford e David O. Selznick”. Algumas cenas parecem pinturas antigas, diz Jason McKiernam, do site Film-Critic, ressaltando que o filme é “um clássico polido, brilhante, inteiramente restaurado”, que lembra, na sua estrutura fílmica a produções como “Rastros de Ódio” e “…E o Vento Levou”. Não à toa, “War Horse” já é considerado pule de dez na corrida para o Oscar.

Fique de Olho – Na espetacular trilha sonora de John Williams.

Por Ivan Valença

Comentários