Cine Clube Somese exibe Homem Elefante

0

Por Murilo Navarro

O Cine Clube da Sociedade Médica de Sergipe exibe neste sábado 26, às 10h, o cultuado drama “O Homem Elefante” (1980). Considerado um clássico do cinema, este filme revelou o talento e estilo do diretor David Lynch, cuja filmografia é caracterizada pelos contrastes e analogias existentes entre real e ilusão, sanidade e loucura, universos interior e exterior, mundos adulto e infantil, elementos naturais e antinaturais.


O Homem Elefante é baseado na vida do inglês John Merrick(1862-1890), um homem deformado por uma doença conhecida como “Síndrome de Proteus”. Humilhado e explorado como atração circense, Merrick é resgatado pelo doutor Frederick Treves (Anthony Hopkins), que o leva para um hospital. O doutor logo constata que ele e muito inteligente e possui uma sensibilidade extrema. Ao mesmo tempo em que Merrick vai descobrindo sua auto-estima e conhecendo o mundo que o cerca, ele acaba se tornando um objeto de lazer para a puritana aristocracia inglesa.


Sensível, inspirado e feito para mexer com as nossas emoções, o filme de Lynch mostra as fronteiras entre o normal e anormal e a forma como a diferença é tratada enquanto bizarrice. A fotografia de Freedie Francis impressiona pela beleza e contribui para a construção da atmosfera do filme. A textura dramática é bastante valorizada pelos gestos, expressões e pela maquiagem do ator John Hurt, que interpreta Merrick.

 

Após a exibição haverá debate com o público.

 

HOMEM ELEFANTE

De David Lynch. Com Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft, John Gielgud

* Dia: 26 (sáb.)

* Horário: 10 horas

* Local: Somese – Rua Guilhermino Rezende, 426 (atrás do Hospital
São Lucas)

* Preço: Grátis

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais