Clamor do Sexo– “Splendor in the Grass” (EUA/1961)

0

Gênero: Drama/Romance
Direção: Elia Kazan
Com: Warren Beatty,  Natalie Wood, Pat Hingle, Audrey Christie
Idioma: Inglês
Legendas:  Português e Inglês
Áudio: Inglês (Dolby Digital)
Vídeo: Widescreen

Warren Beatty e Natalie Wood no auge da beleza e sensualidade, interpretam, respectivamente, nesse filme de Elia Kazan, o casal de namorados Bud e Deanie. Eles bem que poderiam se amar plenamente, se não fosse o fato de viverem no final da década de 20, no Estado do Kansas, em meio a uma sociedade moralista, onde a repressão sexual era ferrenha.

O que o espectador acompanha ao longo do filme, de roteiro impecável e da direção segura de Kazan, é a luta dos jovens em seguir adiante com o romance e ao mesmo tempo a sua angústia ao ter que reprimir os seus desejos sexuais.

Tanto a família de Bud quanto a de Deanie, extremamente conservadora, fará de tudo para que prevaleçam os seus princípios rígidos, em detrimento do sentimento juvenil e puro do casal. Resta torcer para que no final, a dramaturgia de William Inge crie possibilidades para esse amor superar as tensões psicológicas vividas pelos jovens.

Paralelamente, o filme ainda mostra o drama dos grandes investidores (e o pai de Bud era um desses) com o crash da Bolsa de Valores em 1929. O DVD, desse belo representante do Cinema Hollywoodiano da década de 60 e vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, traz filmografia, biografia e trailer.

Por Suyene Correia

Comentários