Coração Vagabundo (BRA/2008)

0

Gênero: Documentário/Musical

Direção: Fernando Grostein Andrade

Idioma: Português

Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Japonês, Italiano

Áudio: Português (Dolby Digital 2.0), Português (Dolby Digital 5.1)

Vídeo: Widescreen Anamórfico 16:9

Um Caetano Veloso “desnudo”. É assim que o jovem diretor Fernando Grostein nos apresenta o cantor, em seu documentário “Coração Vagabundo”, lançado no início deste mês pela Paramount Pictures, em DVD duplo.

Realizado entre 2003 e 2005, época em que Caetano estava realizando a turnê de “A Foreing Sounds” e, pouco depois, se separaria de Paula Lavigne (produtora do filme), “Coração Vagabundo” revela a intimidade do cantor e compositor de uma forma delicada, não só através dos depoimentos do próprio artista, como também de personalidades que trabalharam com ele ou que o conheceram de perto, a exemplo de David Byrne, Michelangelo e Enrica Antonioni, Pedro Almodóvar, Julie Taymor e Regina Casé.

No filme, de pouco mais de uma hora de duração, Caetano não parece estar preocupado com a desmistificação de sua própria imagem. Fala da dificuldade que tem, às vezes, de entender o inglês; polemiza com certas colocações de Hermeto Pascoal que defende a música brasileira como a melhor do mundo, enquanto que ele defende a norte-americana; discorre sobre religião e também sobre seus momentos de tristeza que o abatem, sobretudo, na passagem pelo Japão.

Filmado no Brasil, EUA e Japão, “Coração Vagabundo” é um deleite para fãs e admiradores do baiano nascido em Santo Amaro da Purificação. De quebra, o disco extra ainda traz o pocket show acústico realizado no Baretto, em São Paulo, algumas cenas inéditas e um clipe da música “Sampa”.

Por Suyene Correia

Comentários