EDIFÍCIO MASTER

0

Brasil, 2002. Direção de Eduardo Coutinho. Roteiro inspirado numa idéia de Consuelo Lins. Direção de Fotografia: Jacques Cheuiche. Montagem de Jordana Berg. Assistente de  Direção: Cristiana Grumbach. Produção de Maurício Andrade Ramos e João Moreira Sales. Cia. Produtora: Vídeo Filmes. Distr.da Rio Filmes. 110 min, livre. Gênero: Documentário

Sinopse – Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a uma esquina da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar – são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. 37 delas são personagens do filme.

Apreciação – Eduardo Coutinho é o melhor dos documentaristas brasileiros. Não precisa ter feito mais nada, senão “Cabra Marcado Para Morrer”, iniciado nos idos de 1964 e só concluído 20 anos depois. Mas, sua filmografia encampa obras do quilate de “Santa Marta, Duas Semanas no Morro”, “Fio da Memória”, “Santo Forte” e “Babilônia 2000”. Para o programa “Globo Repórter” da Rede Globo, fez mais de dez documentários. Esse “Edifício Máster” é dos melhores de sua filmografia. Há momentos curiosos, outros fascinantes, quase sempre, todos, humanos. Um filmaço.

Fique de Olho – Em alguns depoimentos, como o casal sessentão que diz ter se conhecido e se apaixonado por meio de um anúncio classificado. Ou a garota de programa que revela que não teria coragem de encarar o trabalho se não bebesse.

Comentários