Festa em homenagem a Iemanjá acontece no bairro Industrial

0
Cortejo acontece nessa sexta-feira, 2 (Foto: divulgação)

A Festa de Iemanjá, celebrada no dia 2 de fevereiro, já se tornou parte do calendário dos aracajuanos. Anualmente, a Associação Luz do Oriente promove o evento ‘Águas de Yá Orí’, cujo objetivo é trazer discussões sobre a liberdade religiosa e a valorização da cultura negra.

O cortejo acontece no dia 2, a partir das 16h, e reúne adeptos de religiões afro, turistas e devotos, que vão saudar a protetora das águas, levando presentes, como pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores e bijuterias.

Segundo Rita de Cássia (Presidente da Associação Luz do Oriente e Yálorixá) “Iemanjá é cultuada nas águas salgadas, no entanto, a sua origem é de um rio que corre para o mar. Até mesmo, todas as suas saudações, orikís (orações) e cânticos remetem a essa essência. Odó Iyà por exemplo, significa mãe do rio. Já a saudação Erù Iyà faz referência às espumas formadas do encontro das águas do rio com as águas do mar. E por sinal,  as oferendas são levadas ao Rio Sergipe, precisamente entre a ponte Aracaju- Barra , sendo esse o último obstáculo do rio até o seu encontro final com o mar”, explica a presidente da Associação Luz do Oriente e Yálorixá, Rita de Cássia.

Percurso do cortejo
No dia 2, a cortejo terá como concentração a sede da Associação Luz do Oriente, que fica na rua Marcelino Procópio da Silva, nº 306, Bairro Industrial – Próximo ao Parque da Cidade. Informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 3215 0447 / 9 9918-5868.

Com informações da organização do evento

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais