Filmes imperdíveis na telinha

0

Já que o final do ano se aproxima, as redes de televisão por assinatura capricharam na programação. Aqui indicamos nada menos que cinco títulos que, por um motivo ou por outro, tornaram-se imperdíveis. Não deixe de vê-los.

A Inveja Mata – O diretor Barry Levinson já freqüentou os grandes estúdios de Hollywood para fazer superproduções (como “Esfera”). Mas, assinou também filmes menores que se revelaram excepcionais (como “Mera Coincidência”). Este “A Inveja Mata” pode ser catalogado neste último item. Tanto que o filme passou em poucos territórios (passou no Brasil nos grandes centros e foi logo para o DVD) e mal foi lançado nos Estados Unidos.

É a história de dois homens, vizinhos e amigos – mas Nick, ao contrário de Tim, é um inventor. Quando uma de suas invenciones faz sucesso e ele ganha dinheiro atrai a inveja do amigo. Com Ben Stiller, Jack Black e Rachel Weisz. Estréia neste sábado as 20h (hora local) na HBO (Lig TV).

Viagem ao Coração – Produção francesa, inédita por aqui, embora dirigida pelo experiente (e também eficiente) Jean Paul Rappeneau. Com Gerard Depardieu e Isabelle Adjani, passa-se durante a II Guerra Mundial, no momento em que os alemães estão prestes a ocupar Paris (fato já relatado em “Paris Está em Chamas?”). É um filme cálido, bem ao estilo poético de Rappeneau. Estréia as 21h (hora local) deste sábado no Cinemax (Lig TV).

Mulher Proibida – Antiqüíssima comédia americana (é de 1932) dirigida por um mestre chamado Frank Capra. Adolphe Menjou e Bárbara Stanwyck. Ela é uma professora solteirona que conhece, durante uma viagem, um político ambicioso. Os dois se deixam quando ela descobre que ele é casado e incapaz de deixar a mulher, que é tetraplégica. O problema é que a professorinha está grávida. Passa  às 11h45 (hora local) no MaxPrime, neste sábado.

O Agente da Estação – Também ficou inédito por aqui, mas dizem ser um drama refinado e inteligente, de diretor estreante – Thomas MacCarthy. O inusitado da situação está no fato de que é um anão o principal personagem – é ele quem herda, de um amigo que acaba de fazer, uma estação de trem na zona rural. Com Bobby Cannavale e Patrícia Clarkson. Não deixe de ver. Estréia domingo, as 21h (hora local) no Cinemax (Lig TV)

Moça Com Brinco de Pérola – Filme que retrata a história de um dos mais belos quadros da humanidade, aquele que dá título ao filme, pintado por Johannes Vermeer. Com imagens requintadas, mas desenvolvido com lentidão, o filme pode não conquistar todos os públicos mas é, sem dúvida, uma bela estréia do diretor Peter Webber. Scarlett Johanson e Colin Firth formam uma bela dupla. Também com Tom Wilkinson. Passa as 20h (hora local) de 2ª feira na HBO.

O Grande Golpe – Uma das primeiras obras-primas de Stanley Kubrick (é de 1956) é a história de um golpe audacioso praticado em pista de corrida de cavalo. Tem alguma influência de “Rififi”, o clássico de Jules Dassin, mas difere dele pelo estilo narrativo ousado de Kubrick. Com Sterling Hayden e Colleen Gray. Já saiu em DVD. Estréia às 7h (hora local) de 4ª feira no Cinemax. Imperdível. 

Comentários