Fórum da Pessoa Idosa acontece dia 23 de outubro

0
Evento acontece no dia 23 de outubro (Foto: divulgação)

No dia 23 de outubro, a Comissão Sênior da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Sergipe (OAB/SE), realizam o I Fórum da Pessoa Idosa com o tema “Políticas Públicas: Atualidades e Perspectivas” focado na atenção integrada à saúde e bem estar do idoso. O evento acontecerá no auditório da CAASE, localizado na Travessa Martinho Garcez n° 71, Centro de Aracaju.

“Nosso intuito é discutir as políticas públicas do idoso nas esferas federal, estadual e municipal. O objetivo é envolver na discussão os representantes de associações, instituições e acadêmicos interessados no assunto. O envelhecimento é um processo natural de todo ser humano e, por isso mesmo, precisamos garantir a assistência legal. Se hoje é alguém próximo que atingiu esta etapa, mais cedo ou mais tarde seremos nós”, observa a presidente da CAASE, Hermosa França.

O evento será aberto com a palestra “Glaucoma na Terceira Idade: Prevenção e Tratamento” com o médico oftalmologista Diego Torres, especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Associação Médica Brasileira (AMB). A segunda palestra é com a representante da Home Angels, Tânia Mara Azevedo, sobre “Cuidando do Cuidador” e a terceira com a médica Juliana Silva Santana Pereira, geriatra titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), abordará o tema “Cuidados com o idoso restrito ao leito”.

A tarde continua com a mesa redonda “A Política da Pessoa Idosa no Estado de Sergipe” tendo a participação de Durval Andrade, presidente do Conselho da Pessoa Idosa no Estado de Sergipe, e de Maria José Silva Matos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

“Traremos grandes nomes do Estado na abordagem de um assunto que merece atenção não só dos nossos governantes, mas também da sociedade, parceira indispensável na efetivação dessas políticas públicas, cobrando o cumprimento do Estatuto da Pessoa idosa. É uma oportunidade de ampliarmos a discussão e fazer a cobraça para que os direitos do idoso sejam respeitados”, pontua a presidente da Comissão Sênior, Lenieverson Santana Menezes.

A inscrição solidária ser feita no site da Escola Superior de Advocacia (ESA). A organização pede que os participantes tragam um pacote de fraldas geriátricas para se somar a campanha em prol da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) de Aracaju.  Mais informações pelo número (79)3211-8718 ou pelo e-mail assistencial@caase.com.br.

Link da inscrição:

http://www.esasergipe.org.br/2019/09/25/i-forum-da-comissao-da-pessoa-idosa-as-politicas-publicas-da-pessoa-idosa-atualidades-e-perspectivas/

PROGRAMAÇÃO

13h30-14h00 – Credenciamento

14h00-14h15 – Abertura (Presidente da OAB e CAASE)

14h15-14h45 – Glaucoma na Terceira Idade: Prevenção e Tratamento

Diego Torres-Oftalmologista [Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Associação Médica Brasileira (AMB). Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Realizou residência no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo – IAMSPE e fellow especializando-se em Glaucoma pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM). Doutorando em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM). Membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG)].

15h- Cuidando do Cuidador

Tânia Mara Azevedo (Home Angels).

15h20 – 15h45- Cuidados com o idoso restrito ao leito

Juliana Silva Santana Pereira [geriatra titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe(UFS). Pós-Graduanda em Transtornos Neurocognitivos e Demências pela Unyleya Supervisora da Residência Médica de Clínica Médica do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE)].

15h45 – 16h45- Mesa Redonda – A Política da Pessoa Idosa no Estado de Sergipe

Palestrantes: Durval Andrade, presidente do Conselho da Pessoa Idosa no Estado de Sergipe; Maria José Silva Matos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

 

Fonte: Caase

Comentários