GUERRA DOS MUNDOS

0

(War of the Worlds). EUA, 2005. Direção de Steven Spielberg. Roteiro de David Koepp, baseado no livro de H. G. Wells. Produção de Kathleen Kennedy e Colin Wilson. Música de John Williams. Direção de Fotografia: Janusz Kaminski. Desenho de Produção: Rick Carter. Direção de Arte: Tony Fanning, Andrew Menzies, Tom Warren e Edward Pisoni. Edição de Michael Kahn. Cia Produtora: Dreamworks, Paramount Pictures, Amblin Entertainment, Cruise/Wagner Productions. Distr. no Brasil: UIP. Elenco: Tom Cruise, Dakota Fanning, Tim Robbins, Miranda Otto, Justin Chatwin, David Alan Basche, Yul Vazquez, James Dumont, Daniel Franzese, Ann Robinson.

Sinopse – Ray Fermer é um homem divorciado que trabalha nas docas. Ele não se sente a vontade no papel de pai, mas precisa cuidar dos seus filhos, Robbie e Rachel, quando eles lhe fazem uma de suas raras visitas. Pouco após eles chegarem, Ray presencia um evento que mudará para sempre sua vida: o surgimento de uma gigantesca máquina de guerra, que emerge do chão e incinera tudo o que encontra. Trata-se do primeiro golpe de um devastador ataque alienígena à Terra, que faz com que Ray pegue seus filhos e tente protegê-los, levando-os o mais longe possível das armas extra-terrestres.

Apreciação – O diretor Steven Spielberg não é dado a refilmagens. Mas, já há algum tempo ele tinha planejado uma nova versão do livro de H. G. Wells que foi adaptado para o cinema em 1953, sob a direção de Byron Haskin. Hoje, considerado um filme cult, houve uma outra versão em 1988, mas para a televisão. Mais conhecida do que todas elas, porém, é a adaptação para o rádio que o ainda jovem Orson Welles perpetrou em 1939, levando pânico à América. Ele abria o rádio-teatro com a invasão dos alienígenas, sem nenhuma nota introdutória de que se tratava de uma ficção. A mesma coisa fez aqui o então radialista Alencar Filho (depois, Reitor da UFS) nos primeiros dias da Rádio Cultura, em 1960. Muita gente foi para o hospital em estado de choque. Claro, o filme de Spielberg não vai causar este pânico coletivo, mas ele tem condições de nos dar uma versão perfeitamente plausível. Este é uma superprodução de 130 milhões de dólares que está tendo lançamento mundial neste 29 de julho, inclusive nos Estados Unidos e em mais 60 países de todo o mundo. É o segundo filme que Spielberg faz com o ator Tom Cruise (o primeiro foi em 2002, “Minority Report”).

Fique de Olho – Na veterana atriz Ann Robinson. Ela participou da versão de 1953 e do filme feito para a televisão em 1988. E está na versão de Spielberg, embora em papel pequeno.

Comentários