Lucas Campelo realiza espetáculo em homenagem a Dominguinhos

0
Realizado pelo sanfoneiro sergipano Lucas Campelo, o espetáculo integra o calendário nacional de homenagens ao aniversário do grande mestre Dominguinhos (Foto: Alê Alcântara)

No próximo dia 28 de fevereiro (sexta-feira), às 20h, o Teatro Atheneu receberá a 6ª edição do espetáculo anual “Dominguinhos, Através”. Com o tema “Inclusão”, a edição de 2020 terá participações especiais de artistas PCDs (pessoas com deficiência) do cenário musical sergipano, que interpretarão as obras do versátil instrumentista, cantor e compositor brasileiro. Realizado pelo sanfoneiro sergipano Lucas Campelo, o espetáculo integra o calendário nacional de homenagens ao aniversário do grande mestre Dominguinhos.

No repertório, grandes sucessos da carreira de Dominguinhos, como “Lamento Sertanejo”, “Gostoso Demais”, “Sete Meninas”, “De volta Pro Aconchego”, “Sanfona Sentida” e “Eu só quero um xodó”, serão interpretados por artistas sergipanos com deficiência visual, auditiva, física ou intelectual. Em cada música conduzida pelo sanfoneiro Lucas Campelo, uma história de Dominguinhos será contada com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais – Libras.

A cada ano, o espetáculo traz um novo mote estético e simbólico, conta o idealizador, sanfoneiro e educador musical Lucas Campelo. “A Inclusão é mais um tema que necessita de nossa reflexão e resignificação, inclusive simbolicamente sobre nossas deficiências e necessidades. A música foi o grande caminho inclusivo por onde Dominguinhos conquistou seu reconhecimento internacional. E esse poder inclusivo da música será reafirmada pelo talento das participações durante o espetáculo”, destacou Lucas Campelo.

As participações especiais que abrilhantarão o espetáculo “Dominguinhos, Através da Inclusão” serão o sanfoneiro Evanilson vieira, o cantor Lucas Aribé, a intérprete de Libras Rubivânia Andrade, o poeta Jorge Henrique, o zabumbeiro Cosme Assum Preto, o trianguleiro Wellington Tiziu, a cantora Rita de Cássia, os cantores Rodrigo Gustavo, Roberto Alves e Renato Machado, e o coral da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe – Adevise.

Espetáculo “Dominguinhos, Através”

Em sua 6ª edição, o espetáculo “Dominguinhos, Através” é realizado anualmente em celebração ao nascimento de José Domingos de Morais (Dominguinhos) no dia 12 de fevereiro. Por trás do projeto, a ideia nasceu na cabeça do sanfoneiro sergipano Lucas Campelo, após mergulhar em uma pesquisa acadêmica sobre o processo de aprendizagem musical de Dominguinhos, que faleceu em 2013, aos 72 anos.

O espetáculo acompanha o calendário anual de homenagens realizadas em todo o País pelo aniversário do exímio sanfoneiro Dominguinhos, que consolidou uma carreira musical própria e versátil, passeando por diversos estilos, a exemplo do baião, do forró, do xote, do choro, da bossa nova, do jazz, do tango, da polca, do foxtrote. Tudo isso se faz presente nas edições do espetáculo anual “Dominguinhos, Através”.

SERVIÇO

“Dominguinhos, Através” 2020

Data: 28 de fevereiro

Local: Teatro Atheneu

Horário: 20h

Entrada: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira)

Onde comprar: bilheteria do Teatro Atheneu ou online através da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/dominguinhos-atraves-da-inclusao__786887

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Comentários