Lunar – “Moon” (ING/2009)

0

Gênero: Ficção
Direção: Duncan Jones
Com: Sam Rockwell, Kevin Spacey, Dominique McElligott, Kaya Scodelario
Idioma: Português, Inglês, Espanhol, Tailandês
Legendas:  Português, Inglês, Espanhol
Áudio: Português (Dolby Digital 5.1), Espanhol (Dolby Surround 2.0), Tailandês (Dolby Digital 5.1), Inglês (Dolby Digital 5.1)
Vídeo: Widescreen Anamórfico

O filho do cantor David Bowie, Duncan Jones, dirige muito bem essa ficção científica de praticamente um único personagem: Sam Bell (Sam Rockwell em interpretação inspirada). Ele é funcionário de uma empresa exploradora de minério na Lua- Lunar- cujo contrato de três anos está prestes a terminar.

Louco para voltar para casa e rever a família, Sam Bell compartilha sua solidão na base Selene com o fiel companheiro Gerty, um robô que simula seus sentimentos à base dos emotions e tem a voz dublada pelo ator Kevin Spacey (qualquer semelhança ao Hal 9000 de “2001-Uma Odisseia no Espaço” é mera coincidência).

O problema é que às vésperas de seu retorno à Terra, um acidente o deixa gravemente ferido. Depois de salvo por um novo habitante (nem tão desconhecido assim como parece) Sam irá descobrir que reencontrar a mulher e a filha poderá demorar bem mais que o previsto.

Com um orçamento baixíssimo, Duncan Jones realizou um filme independente de primeira qualidade, baseado no sólido roteiro de sua autoria e na “entrega” do ator principal. Lançado direto em DVD no Brasil, “Lunar” traz ricos extras com direito a minucioso making of, comentários do diretor, produtor, entre outros, o curta-metragem de Duncan Jones “Whistle”, detalhes sobre os efeitos especiais, perguntas e respostas do Centro de Ciências, perguntas e respostas do cineasta no Sundance Film Festival.

Por Suyene Correia

Comentários