MAR ABERTO

0

(Open Water). EUA, 2004. Direção, Roteiro e Montagem: Chris Kentis. Produção de Laura Lau. Diretores de Fotografia: Kentis e Lau. Música de Graeme Revell. Cia. Produtora: Plunge Pictures para a Lions Gate Filmes. Distribuição no Brasil: Paris Filmes. 79m. Elenco: Blanchard Ryan, Daniel Travis, Saul Stein, Estelle Lau, Saul Stein, Michael E. Williamson, Christina Zenarro  e John Charles.

Gênero: Suspense

Suspense – O casal Susan e Daniel não agüentam mais o trabalho. Para repousar e esquecer um pouco as pressões, eles decidem partir em férias nas Bahamas. Lá eles percorrem as atrações turísticas e se inscrevem numa expedição de caça submarina, já que são habitues deste esporte. Um barco os leva, e a outros turistas, a um recife de coral, onde todos são liberados desde que, de quando em quando, eles venham a superfície. Mas, quando Susan e Daniel deixam o fundo do mar, descobrem que o barco partiu. Eles estão perdidos, em pleno oceano. 

Apreciação – Um filme pequeno, com apenas 79 min, obra de diretor e roteirista estreante, sem atores conhecidos, é, no entanto, a grande revelação cinematográfica deste ano. O filme não foi sequer convidado a festivais internacionais, senão depois que a crítica começou a destacar as suas qualidades, na área de suspense e de estudo psicológico dos personagens. É filme, portanto, indicado para os fãs de obras baseados em histórias reais e que exploram o “grand guignol” de situações limites. 

Fique de Olho – No jogo de câmaras do cineasta, que é também diretor de fotografia. O filme foi feito em alto mar, com verdadeiros tubarões circundando os atores, sem recurso dos efeitos especiais. Haja sangue-frio.

Comentários