O AMIGO OCULTO

0

(Hide and Seek). EUA, 2005. Direção de John Plson. Roteiro de Ari Schlossberg. Produção de Barry Josephson. Música de John Ottman. Direção de Fotografia: Dariusz Wolski. Desenho de Produção: Steven J. Jordan. Direção de Arte: Emily Beck. Edição de Jeffrey Ford. Produção e Distribuição: 20th Century Fox. Distr. no Brasil: Fox Filmes. 105min. Elenco: Robert De Niro, Dakota Fanning, Famke Janssen, Elisabeth Shue, Amy Irving, Dylan Baker, Melissa Leo, Robert John Burn, Molly Grant Kallins, David Chandler e Stewart Summer.

Gênero: Suspense. 

Sinopse – Ao ficar viúvo, David Callaway vai morar numa pequena cidade no interior de Nova Iorque, para dar maior atenção à sua filha de 9 anos, Emily. A par de uma vida calma e rotineira, David se dá conta que a filha fez amizade com um certo Charlie, um amigo que ninguém conhece. Só que este Charlie, oculto, se revela malvado e vingativo. 

Apreciação – O diretor John Polson tem uma carreira bem maior e flexível como ator. Ele trabalhou em “Missão Impossível 2”, além de dezoito outros títulos, a maioria mini-séries para a televisão. Como diretor estreou em 1994 com “What´s Going On, Frank?”, que não passou no Brasil e nem foi lançado aqui. Depois de “Siam Sunset”, de 1999 dirigiu “Swimfan”, em 2002. Portanto, como diretor é uma incógnita, pelo menos para o espectador brasileiro. Como ele tem aqui à disposição um bom elenco, principalmente feminino, é de se supor que tenha feito um filme de suspense bastante razoável. A crítica americana lamenta que o filme trabalhe com situações que poderiam impressionar há algumas décadas, “mas hoje as platéias são mais sabidas”. Ah, sim: a obra pode também ser incluída numa retrospectiva de mansões malditas. 

Fique de Olho – Na pequena participação de Amy Irving. A mulher do diretor Bruno Barreto faz o papel da mulher de David que supostamente suicidou-se logo ao começar o filme.

Comentários