O VÔO DO FENIX

0

(Flight of the Phoenix). EUA, 2004. Direção de John Moore. Produção de John Davis, William Aldrich, Wyck Godfrey, T. Alex Blum. Roteiro de Scott Frank e Edward Burns, baseado em roteiro de Lukas Heller e em novela de Elieston Trevor. Direção de Fotografia: Brendan Galvin. Desenho de Produção: George L. Little. Música de Marco Beltrami. Edição de Don Zimmerman. Cia Produtora: Aldrich Group Productions e Davis Entertainment Co. 113m, 12 anos. Elenco: Dennis Quaid, Giovanni Ribisi, Tyrese Gibson, Miranda Otto, Hugh Laurie, Tony curran, Kirk Jones e Jacob Vargas.

Gênero: Aventura/Suspense.  

Sinopse – Um grupo de sobreviventes de uma queda de avião ficam retidos no deserto da Mongólia, sem chance de resgate. Enfrentando as mais diversas adversidades, eles entendem que só há uma saída para o grupo, que é fazer o impossível, isto é, construir um novo avião aproveitando as peças do que se perdeu.

Apreciação – Refilmagem de uma película de 1965, também chamada “O Vôo da Fênix” que, embora dirigida por Robert Aldrich e interpretada por James Stewart e Richard Attenborough, não foi exatamente um sucesso de bilheteria, nem muito menos de crítica.  Era apenas um filmezinho agradável que mais se valia dos seus interpretes do que propriamente uma boa história. Neste nova versão acentuam-se as cenas de violência, mas não há a mesma classe para se narrar os conflitos humanos, tão próprio de Aldrich. A nova versão foi incentivada pelo filho do cineasta através de sua empresa produtora, a Aldrich Group.

Fique de Olho – Em Miranda Otto. A atriz inglesa, vinda de “O Senhor dos Anéis” sempre se entrega aos projetos com o necessário talento.

Comentários