Os Falsários- “Falscher, Die” (ALE/2007)

0

Gênero: Drama

Direção: Stefan Ruzowitzky

Elenco: Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow, Martin Brambach

Idioma: Alemão

Legendas:  Português e Inglês

Áudio: Dolby Digital 5.1 e 2.0 (Alemão)

Vídeo: Widescreen Anamórfico 

Mesmo que você esteja saturado de filmes sobre o nazismo, dê uma chance a esse “Os Falsários” do diretor austríaco Stefan Ruzowitzky e vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O filme é um verdadeiro “achado”.

Baseado em fatos reais, a história segue os passos do personagem Salomon Sorowitsch (Karl Markovics) um extraordinário artista plástico e falsário. Em plena Segunda Grande Guerra, ele é preso pelos nazistas e enviado a um campo de concentração. Como bom “malandro”, utiliza seus dotes de excelente desenhista para presentear os guardas da SS e ter algumas regalias na prisão.

Por conta da sua habilidade em falsificar dinheiro, ele é transferido para o campo de Sachsenhausen, onde vai liderar para os alemães, um grupo de prisioneiros que o ajudarão a confeccionar libra esterlina e dólar falsos.

O problema é que nem todos os judeus do grupo estão de acordo em manter uma cumplicidade com os nazistas. Um deles, Adolf Burger (August Diehl), fará de tudo para que os planos dos alemães, já quase derrotados e falidos, não dêem certo. A tensão constante entre Sorowitsch e Burger é um dos fios condutores para essa trama, que ficou conhecida como “Operação Bernhard” e imprimiu mais de 130 milhões de libras.

Nos extras desse DVD duplo, é possível assistir a uma entrevista com o verdadeiro Adolf Burger, making of do filme, cenas deletadas e versão MP4.

Por Suyene Correia

Comentários