Real – O Plano Por Trás da História

0

Brasil, 2017. Direção de Rodrigo Bittencourt. Produção de Ricardo Fadel Rihan.  Direção de Fotografia: Fabio Burtin. 95m, 14 anos. Distr. nos cinemas: Paris Filmes. Com Paolla Oliveira, Bemvindo Siqueira,  Fernando Eiras, Bia Arantes, Juliano Cazarré, Klebber Toledo, Mariana Lima, Norival Rizzo, Tatu Gabus Mendes, Thiago Justino, Ana Maria Barreto, Carlos Meceni.

Gênero – Drama

Sinopse – Brasília, maio de 1993. Arrogante e inflexivel, Gustavo Franco é um crítico feroz da política econômica adotada pelo governo brasileiro. Após uma sequência de planos econômicos que não surtiram efeito, o país é levado á hiperinflação. Gustavo é convidado a integrar uma verdadeira força-tarefa protegida em um bunker contra pressões políticas, cujo objetivo é criar o Plano Real.

Apreciação – Um tema árido, no caso a economia brasileira, é visto pela primeira vez num filme brasileiro, de modo sério. Aborda os bastidores  do Plano Real que, afinal, estabilizou a moeda brasileira e mandou o cruzeiro novo para o fundo do poço. Pode ser que o público admirador de aventuras mirabolantes não se identifique com o que se passa na tela. Mas, não deixa de ser curio que um filme assim tenha obtido sinal verde para ser filmado.

Fique de Olho – Em Emilio Orciollo Neto que dá vida ao economista Gustavo Franco, um dos cérebros por trás do Plano Real..

Comentários