Sinedoque, Nova York

0

(Synecdoche, New York). EUA, 2008. Direção e Roteiro de Charlie Kaufman. Produção de Anthony Bregman, Spike Jonze, Sidney Kimmel e Charlie Kaufman. Direção de Fotografia: Frederick Elmes. Montagem de Robert Frazen. Desenho de Produção: Mark Friedberg. Direção de Arte: Adam Stockhausen. 18 anos. 124m. Com Philip Seymour Hoffman, Michelle Williams, Catherine Keener, Jennifer Jason Leigh, Samantha Morton, Emily Watson, Dianne Wiest, Hope Dais, Gim Guinnes, lynn Cohen, Josh Pals, Amy Spencer, Robin Weigert, Tom Noonan, Daniel London.

 

Gênero – Comédia dramática

 

Sinopse – A vida do diretor de teatro Caden Cotard na pequena Schenectady, Nova York, saia da monotonia para virar um caos. A sua esposa Adele o deixou, para tentar fazer carreira como pintora em Berlim, na Alemanha, levando a filha Olive com ela. Um novo e prematuro relacionamento com a sedutora Hazer vai por água abaixo. Uma Uma misteriosa condição vai sistematicamente definhando seu corpo e mente. Preocupado com essa vida provisória, ele muda a campanha de teatro para um depósito na cidade de Nova York. Forja, então, uma celebração ao mundano.

 

Apreciação – Charlie Kaufman é um dos roteiristas mais famosos de Hollywood. Foi baseado nele que se fez o filme “Adaptação”. Celebrado no mundo inteiro, Kaufman vai agora para detrás das câmaras armando esta comédia dramática que fez sucesso de critica. Todos parecem amar o filme – mas o público parece não tê-lo entendido. Não seja por isso. Até porque o elenco é simplesmente divino.

 

Fique de Olho – Em Hofman, Michelle Williams, Keener, Jason Leigh, Samantha Morton, Emily Watson, Wiest, Hope Davis – que elenco, minha gente!

 

Por Ivan Valença

Comentários